Como ter os melhores criativos para seu perfil nas redes sociais e anúncios online?

Como produzir criativos melhores para os seus anúncios?

A produção de criativos poderosos, que conversam bem com o seu público-alvo, e atendem uma demanda específica podem fazer a sua empresa vender mais.


Criativo Criação - Como melhorar seus anúncios
Melhor criativo para seu anúncio

Entender bem o seu cliente é fundamental

O problema que a sua empresa resolve é a primeira parte do processo. Soluções para problemas importantes e urgentes são resolvidas mais rápido. Dependendo da complexidade da sua venda e do valor do seu produto, você deve considerar estratégias diferentes.

Comece entendendo quem são os seus clientes potenciais ou leads e levante as seguintes informações:

  • Quais os principais interesses?
  • Quais são as suas necessidades?
  • Que desejos eles têm?

Entenda como o seu produto atende cada uma destas questões e a maneira como o seu cliente busca por esta solução.

Considere aqui os termos técnicos ou específicos que ele efetivamente digita nos mecanismos de busca.

Para produtos de público semelhante, você deve buscar entender quais são os principais interesses e quais são os seus concorrentes para este produto. 

A comunicação será a chave para o seu sucesso na vida. Seja preciso e estude bem a sua persona para uma comunicação efetiva e intencional. Saiba mais em Persona - Como encontrar o cliente certo para o meu negócio?


Como definir um objetivo claro para sua campanha?

Nos anúncios online existem diferentes possibilidades de posicionamento e objetivos de campanha.

Por exemplo, se você quer atrair pessoas para um funil de vendas e posteriormente converter esses potenciais clientes em vendas.

Os objetivos de campanha estão nas seguintes categorias:

Reconhecimento de Marca: Aparecer para pessoas que não conhecem a sua marca, aumentando a visibilidade um público mais amplo.
Alcance: Mostrar seu anúncio para o maior número possível de pessoas dentro do seu público-alvo.
Tráfego: Direcionar visitantes para seu site, uma página específica ou um negócio local.
Engajamento: Aumentar interações com suas postagens ou anúncios, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
Geração de Leads: Coletar informações de cliente potenciais e seus contatos como e-mails, WhatsApp, telefone.
Conversões: Incentivar ações específicas no seu site, como compras em sua loja virtual ou inscrições em um evento, curso ou plataforma.
Vendas do Catálogo: Promover produtos específicos de um catálogo, ideal para e-commerce.
Instalações de Aplicativo: Aumentar o número de downloads do seu aplicativo.
Reengajamento: Reconquistar usuários que já conhecem ou interagiram com sua marca, ou produtos.

Após escolher seu objetivo de campanha. Siga para o próximo passo na definição do seu criativo.

Qual a sua proposta única de valor? 

Uma PUV (proposta única de valor) é o valor que a solução da sua empresa (produto ou serviço) entrega ao seu cliente. O valor está diretamente relacionado a transformação proporcionada pelo produto e quão eficiente você é em resolver as dores do cliente.

Os benefícios do seu produto são responsáveis pela consideração por parte do cliente e a decisão de compra.

Diferenciais competitivos e que só a sua empresa oferece no momento farão com que você se destaque frente a concorrência e consequentemente gere uma possibilidade maior de vendas.

Conheça os pontos fortes do seu produto.

O que faz sua empresa se destacar da concorrência? Certifique-se de destacar esse diferencial de forma clara e convincente em seu anúncio.

Demonstrações e depoimentos de pessoas aprovando o uso do seu produto ou solução são muito poderosas para convencer potenciais clientes a comprar o seu produto.

Verifique como a sua empresa pode ser encontrada, faça buscas nos mecanismos de busca e nas redes sociais, procure pelos seus produtos ou serviços da mesma maneira que seu cliente fará ao buscar por você.

Ajuste a sua comunicação

O cliente compra tudo aquilo que é fácil de entender e ele considera que vai resolver o seu problema ou desejo.

Mantenha sua mensagem simples e clara.
Um anúncio com muita informação pode confundir o seu cliente.

Mantenha a mensagem simples, direta e fácil de entender que possa ser dita e entendida em poucos segundos.

Identidade visual da marca

A sua empresa deve usar cores que se comuniquem com os desejos do seu cliente. Seja coerente nas suas escolhas e aproveite a sua identidade visual de marca, para que seu produto possa ser reconhecido facilmente através da marca e vice-versa.

Um bom criativo deve aplicar conceitos de design, tanto na produção de imagens como vídeos.
Dependendo de sua verba para a campanha, você pode contratar Designers mais experientes e Vídeo Makers que tenham mais facilidade de representar os sentimentos que você quer imprimir em seus compradores.

Certifique-se de que os elementos visuais que você escolher sejam relevantes, atraentes e de alta qualidade.

Clique aqui! A sua chamada para ação

Incorpore um apelo à ação (CTA). Seu anúncio deve incluir uma chamada clara para a ação que oriente os espectadores sobre o que fazer a seguir, seja para comprar um produto, visitar seu site ou entrar em contato com sua empresa.

Veja mais como montar a sua chamada para ação neste post: O poder do CTA, entenda como usar e gerar muitas vendas para o seu negócio


Coloque seu anúncio para rodar.

Considere as plataformas de anúncios que está mais relacionada com seu público-alvo.

Teste seus criativos. Muitas vezes gostamos de um determinado criativo, porém ao rodar testes e deixar com que as plataformas façam a distribuição de verba de campanha entre mais de um criativo, você terá informações para entender o que funciona melhor e o que vende mais.

O fato de você gostar de um criativo não é necessariamente o que o seu público e cliente comprador vão gostar. Por isso sempre teste!

Após os testes você saberá como ajustar a sua campanha para obter o melhor retorno sobre o seu investimento (ROI)

Alguns criativos têm maior aceitação e engajamento do seu público, então você deve testar e otimizar:
Utilize formatos diferentes e não tenha medo de experimentar diferentes abordagens e mensagens em seus anúncios. Realize testes A/B para determinar o que funciona melhor e otimize sempre considerando os seus resultados.

Faça uma avaliação de desempenho dos seus criativos baseadas nas suas métricas e faça ajustes.

Utilize métricas de desempenho, como taxas de cliques, conversões e ROI, para avaliar a eficácia do seu criativo e ajuste conforme necessário.

Criação de criativos únicos e originais

Pensando nisso desenvolvemos uma maneira de criar conteúdos para nossa audiência e públicos-alvo, seja ela em uma campanha de marketing ou na apresentação do nosso produto, ou marca.

Tudo é baseado no conceito que você cria para comunicar com o seu público (cliente).

Se a sua intenção é vender o seu produto ou serviço considere a jornada de compra do seu cliente e crie o seu funil de vendas para criar uma máquina de vendas.

O conceito criativo envolve um conjunto de definições para a comunicação visual, por texto, imagem ou áudio visual por meio de vídeo.

Conclusão

A produção de criativos eficiente é crítica para a comunicação da sua marca e criação de suas campanha de marketing digital.

Estabeleça um processo de criação definido e que possa ser lapidado durante o tempo. Com isso você pode ter resultados cada vez melhores e aumentar as vendas da sua empresa.

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