Como começar no Youtube com pouco dinheiro?

Tudo que você precisa é começar! Veja as recomendações para um iniciante começar um canal no YouTube.

Criativo Criação - Vídeo no Youtube

Luzes, câmera, ação!!!

Para começar um canal no YouTube, você deve primeiro entender o propósito do seu trabalho e como o seu canal pode ajudar pessoas a melhorar algum aspecto da sua vida.


Os tipos de canais mais comuns do YouTube

A plataforma apresenta uma série de possibilidades, veja os tipos de canais mais comuns do YouTube aqui:

  1. Música: Vídeos de clipes musicais, apresentações ao vivo, videoclipes e conteúdo relacionado a artistas e bandas.
  2. Entretenimento: Vídeos de comédia, esquetes, vlogs de celebridades, paródias e outros tipos de conteúdo voltado para o entretenimento.
  3. Educação: Tutoriais, aulas, cursos online, vídeos de ciência, história, matemática e outras disciplinas acadêmicas.
  4. Jogos: Let's Plays, análises de jogos, transmissões ao vivo de gameplays, dicas e truques, e conteúdos relacionados a eSports.
  5. Beleza e Moda: Tutoriais de maquiagem, análises de produtos de beleza, dicas de moda, e vídeos sobre tendências de estilo.
  6. Culinária: Receitas, tutoriais de cozinha, análises de produtos alimentícios, e vídeos de desafios gastronômicos.
  7. Fitness e Saúde: Treinos, dicas de saúde e bem-estar, rotinas de exercícios, e vídeos sobre nutrição.
  8. Tecnologia: Análises de gadgets, tutoriais de software, notícias tecnológicas e comparações de produtos.
  9. Viagens e Aventuras: Vlogs de viagens, guias turísticos, experiências de aventura e dicas de destinos.
  10. Ciência e Conhecimento Geral: Explicações científicas, documentários, vídeos informativos sobre diversos temas.
  11. Arte e Design: Vídeos sobre processos criativos, tutoriais de arte, design gráfico e apresentações de projetos artísticos.
  12. Família e Crianças: Conteúdo voltado para crianças, como desenhos animados, histórias e jogos educativos, além de vídeos familiares e de pais com seus filhos.


Veja as recomendações do próprio YouTube para melhorar a qualidade dos seus vídeos e ter mais sucesso em todas as suas produções.

Um conhecimento básico de edição de vídeo já é o suficiente para você começar.

Conhecer o seu equipamento (celular ou câmera) também ajuda muito, pois você pode explorar ao máximo as suas ferramentas de trabalho, e se você está começando isso vai ser ótimo porque você vai poder economizar uma grana até ganhar volume para melhorar suas produções.


Não se preocupe, tem espaço para todo mundo.

O YouTube é uma ferramenta flexível e bem democrática onde você pode se comunicar de maneira efetiva com o seu público-alvo trazendo mais clientes e levando as melhores informações sobre seu produto ou serviço.


Se você está em dúvida de como começar, este post é para você.


Siga abaixo algumas dicas de como montar o seu setup e criar belas produções para o seu canal.


Câmeras:

Não existe um conceito que sirva para todas as situações, mas os tipos mais comuns que se usa para as produções são:


Câmeras dos celulares e dispositivos móveis como tablets. - Se você tem um destes já pode começar.


A qualidade da imagem sugerida pelo YouTube é Full HD (1080) utilizado pela maioria dos criadores de conteúdo.

Algumas webcams também conseguem esta resolução e podem ser usadas com uma qualidade boa para os vídeos.


As câmeras DSLR são equipamentos melhores e mais caros, podendo oferecer mais recursos cinematográficos. No entanto, estes equipamentos precisam de um conhecimento um pouco maior sobre fotografia e muitas vezes necessitam de lentes ou outros equipamentos pesados, o que torna o seu setup mais complexo e trabalhoso.


Com certeza esta segunda opção pode produzir materiais com melhores aspecto, com características artísticas e até mais profissionais.


Se você ainda não começou o melhor é iniciar os trabalhos com os equipamentos que você já tem e sem custos imediatos para sua produção. #borafazer.

Caso a sua opção seja por câmeras profissionais, o ideal é que se faça uma pesquisa sobre os modelos e recursos que você precisa para garantir que tenha escolhido a melhor opção dentre os equipamentos disponíveis no mercado.


Qualidade do áudio – Som do seu vídeo.

Este é um ponto muito importante. Para captar a atenção da audiência, o som é fundamental. Já percebeu como a conversa fica sem graça se você não consegue ouvir a pessoa direito?


Preste atenção no ambiente e no ruído externo, bem como nos elementos que você possa incluir no seu áudio como músicas e outros sons.


Normalmente os visitantes não se importam tanto com a iluminação, porém quando o som não está bom, com certeza vão abandonar o vídeo.

Caso esteja usando um microfone integrado a sua câmera, pode ser necessário ficar um pouco mais de 1 metro da câmera para que o áudio seja captado corretamente.


Microfones externos também podem ser utilizados, com microfones do tipo direcional pode-se ter uma captação mais eficaz e usar uma distância maior.

Caso precise gravar com uma distância maior, utilize os microfones de lapela ou captação de áudio externa com recursos adicionais (microfone, mesa de som, etc.)


Além disso, é sempre bom verificar se sua câmera tem uma conexão para microfone externo antes de comprar um.


Iluminação – A luz do seu vídeo.

A iluminação normalmente utilizada pelos produtores de conteúdo é o sistema de luz de "dois pontos". Com a iluminação do seu ponto focal (objeto ou pessoa) pode-se direcionar a luz em direções opostas proporcionando uma captação de câmera mais equilibrada com relação às sombras.


Outra opção também utilizada são as "luzes suaves" ou softbox que normalmente tem um custo menor e também consomem menos energia.

Uma única luz suave pode ser suficiente para grandes planos.


Para o destaque do fundo da cena, são normalmente adicionadas luzes para iluminar o fundo, ou outras partes laterais da sua cena, aqui vale testar e chegar na melhor configuração para o seu projeto.

Outra opção de gravação é a utilização da luz natural do sol que pode ser obtida por grandes janelas ou até gravações externas.


Quando for filmar em uma viagem, sempre considere utilizar luzes para a captura de sua câmera.

Também é possível a utilização de refletores da luz solar para equilibrar as sobras da sua imagem, isso pode ser feito caso você tenha alguma pessoa para lhe auxiliar durante a gravação.


Conclusões

Como o universo de câmeras, iluminação e som é praticamente infinto, vale a combinação da sua criatividade com os recursos disponíveis para sua melhor produção.


Quando for evoluindo mais com os seus vídeos pode considerar a contratação de profissionais para esta atividade de captura e edição de vídeos ou ainda comprar equipamentos melhores com o passar do tempo.

Às vezes vale muito a pena comprar equipamentos mais baratos no início e fazer posteriormente a atualização dos seus recursos.


Na maioria das vezes o equipamento que você já tem pode entregar uma qualidade muito maior do que você estava supondo. Vale a pena explorar os manuais e tutoriais  destes equipamentos, você pode ter boas surpresas.


Espero que tenham gostado do conteúdo e deixe os comentários sobre os temas que você gostaria de ter revisados por aqui.


Leia também:


Entenda como funciona o jogo dos anúncios online e venda mais.
Postagem Anterior Próxima Postagem