Como planejar o posicionamento de marca para sua empresa, produto ou serviço

O que está faltando no posicionamento da sua marca

Falar de marca é sempre uma excelente coisa. Estamos sempre falando sobre as marcas da moda e levando as ideias e comunicações através delas.


Criativo Criação - Posicionamento de Marca


Nossas marcas pessoais também são importantes, mas muitas vezes esquecemos de cuidar bem delas.


Não só a imagem relacionada a sua empresa mas também como pessoa e profissional no mercado, sempre devemos entender como a nossa marca vai se comunicar com nossos clientes e manter a linha editorial para criar consistencia na comunicação.


Você já parou pra pensar em quais são os pontos mais importantes para que a sua marca seja lembrada por seus clientes?


Quando você ou sua empresa se posiciona perante o mercado e clientes, chamamos isso de posicionamento de marca.


A marca de uma empresa é um dos fatores mais importantes para a venda de seus produtos.


É através dela que se comunicam os valores, missão e princípios, porém em algumas vezes sabemos que a reputação de uma marca construída por muitos anos pode ser afetada por seu comportamento, problemas relacionados a marca ou a qualidade dos produtos.


Um exemplo clássico é a empresa Vale, que sofreu com problemas em sua estrutura operacional e acabou causando uma catástrofe nas vizinhanças de Brumadinho e Mariana.

Por mais que os especialistas de marketing se esforcem para criar uma imagem positiva para a empresa, os fatos ficarão guardados em nossas memórias por muitos e muitos anos.


A associação da imagem a ideologias e posicionamentos podem também afastar potenciais clientes.


Por isso é fundamental que a marca da sua empresa e mesmo a sua marca profissional seja guardada e mantida, sendo comunicada plenamente com seus valores e princípios.


Preparamos um check list para você avaliar a situação atual da sua marca e criar ações para desenvolver o melhor posicionamento para sua marca.


Começamos com algumas perguntas:

  • Você tem princípios e valores definidos para sua empresa?
  • Se sim como esta mensagem deve ser passada para os seus clientes? Que mensagem você quer passar?
  • Você sabe como a sua marca é lembrada pelos clientes e públicos em geral?
  • Você está satisfeito com esta imagem?
  • Esta imagem reflete exatamente os valores que você definiu para a sua empresa ou existem distorções na percepção do público em geral com relação a ela?


A imagem que os seus clientes ou futuros clientes tem com relação a sua empresa é essencial para que o sucesso ocorra.

A sua marca é um dos fatores de escolha que faz com que o seu cliente escolha o seu produto ou serviço e deixar de comprar do seu concorrente.


O investimento no Branding ou posicionamento da marca é com certeza um ponto fundamental para seu negócio ter sucesso no mercado.


Entendendo sobre a marca e seu posicionamento


O que é posicionamento de marca? 


O posicionamento de marca é uma estratégias de marketing utilizada pelas empresas para comuncar ao seu cliente seus valores  e princípios.

Quando se trabalha em um posicionamento de marca, estamos falando do planejamento de como a empresa vai se comunicar através de suas campanhas para gerar no seu cliente a percepção do valor de sua marca e escolha o seu produto ou serviço.


O marketing é responsável por realizar uma segmentação de mercado, estudar a persona do seu cliente e realizar a diferenciação do seu produto ou serviço em todas as comunicações quer seja ela através de campanhas ou mesmo no uso do seu produto ou serviço.



Que vantagens existem no posicionamento da sua marca perante o mercado?

Uma das principais características está relacionada a percepção de valor por parte dos clientes, considerando a experiência na aquisição, uso e pós venda do seu produto.

Todas estas experiências servem para que sua empresa gere uma reputação forte e que os seus atuais clientes se tornem fãs capazes de indicar o seu produto serem embaixadores dela.


Veja o nosso check list para iniciar e revisar o posicionamento seu posicionamento de marca ou da sua empresa.


Coerencia na comunicação

Todas as informações de propaganda, marketing, campanhas, identidades visuais e comunicação devem estar alinhados com a visão, valores e missão da empresa.

Se o seu produto não atende o que a sua propaganda fala, com certeza você verá o seu cliente insatisfeito ou mesmo trabalhando contra a sua marca.


Serviços de reclamação como o Reclame Aqui e sistemas de avaliação do Google e das Redes sociais podem acabar com o seu produto ou serviço e até tirar você do mercado.


Além de um excelente produto, os consumidores estão cada vez mais ligados nas questões relacionadas a transparência e verdade nas informações que recebe das empresa.


Novas tendencias de mercado também influenciam na tomada de decisão dos clientes como questões ambientais, de saúde, desenvolvimento sustentável, renovação de energia e processos mais baratos e eficientes cada vez mais com qualidade superior.


Caso você não se comunique corretamente, pode ser que cause um entendimento errado no seu cliente e consequentemente gere confusão, e descrédito podendo diminuir a confiança no seu serviço ou produto ou até ser tirado do mercado.


Declarações dos dirigentes da empresa também são pontos muito importantes para se rever neste artigo.

Algumas vezes as declarações dadas são exatamente contra os valores e princípios pregados pela marca, o que tira a total credibilidade do que está sendo comunicado.



Quem é o seu cliente, conheça o seu público.

As soluções que a sua empresa propõe devem atender plenamente e até superar as expectativas dos seus clientes.


Se você não conhece a fundo quem é o seu cliente, quais são suas preferencias, onde ele está, o que está esperando e outras características da sua persona de comprador, tenha certeza que em pouco tempo você pode perder este cliente para um concorrente com a proposta mais atrativa ou que se comunique melhor com todas as dores, desejos e necessidades deste cliente.


Uma ferramenta muito útil para este trabalho é a definição de personas.

Este tema será tratado de maneira mais abrangente em um próximo post.


O mais importante de todos os negócios é saber qual problema a minha empresa, produto ou serviço resolve?


A comunicação da sua marca já deve ser feita par aque o cliente crie esta percepção com relação ao seu produto ou serviço.

Quando você alinha o objetivo estratégico da empresa na criação de soluções que atendam todas as expectativas, que solucionem a dor do seu cliente você com certeza tem um posicionamento de marca eficiente e convincente.


Em todos os relacionamentos, quanto mais você conhece sobre o seu cliente, suas necessidades, desejos e dores e quanto mais você trabalha para atender estes pontos , melhor se torna a comunicação e com certeza o sucesso acontece de maneira inquestionável.


A análise dos seus concorrentes.

Qual a diferenciação do seu produto ou serviço comparado a todos os outros oferecidos pelo mercado neste momento?

O estudo dos concorrentes é fundamental para alinharmos nossa estratégia no posicionamento de marca.


Como os seus concorrentes atuam no seu segmento?

Quais estratégias eles tem usado ou criado?

O que levam os clientes preferir os produtos ou serviços do seu concorrente?


Conhecendo profundamente como os seus concorrentes se estabelecem perante o mercado, você será capaz de verificar através de uma análise interna os pontos fortes e fracos da sua empresa e criar uma estratégia robusta para aproveitar as oportunidades e tratar a todas as ameaças ao seu negócio, produto ou serviço.


Crie uma conexão com o seu cliente.

Cada vez mais os processos de compra estão relacionados com a experiência do cliente.

Isso vai desde a experiência ao entrar no seu site, a facilidade de conseguir informações e também quão fácil é comprar de você.

Se alguma coisa deu errado durante este processo e você teve um atendimento exemplar e resolveu prontamente a questão, temos uma possiblidade muito grande deste cliente continuar comprando os seus produtos e também recomendar positivamente para outros clientes.


Os valores, princípios e missão da sua empresa devem se conectar com os valores, princípios dos seus clientes. Não tente agradar todo mundo.

O seu produto, serviço ou negócio atende certamente um nicho do mercado. Não gaste a sua energia para propor um produto ou serviço que não tenha conexão direta com as necessidades do seu cliente.


Parece óbvio dizer isso, mas muitas vezes percebemos que a comunicação pode não estar funcionando direito e este caso aconteça.


Aproveite todas as técnicas relacionadas aos sentimentos, cores, sons e outros meios de criar uma conexão única e inesquecível com o seu cliente.

Um bom profissional de design e produção audio visual pode lhe apoiar neste caminho para produzir uma comunicação efetiva com seus clientes.


Estude as tendencias de mercado

Nas novas tendencias de mercado podem haver oportunidades únicas que já estejam alinhadas com a sua marca ou produto.

Aproveite.


Traga sempre novidades

Os clientes tem a necessidade de consumir produtos novos e estão cada vez mais dispostos a pagar por melhores serviços e produtos.

Se a sua marca tem uma expressão forte em inovação e criatividade, abuse das novidades. Isso tornará a sua marca cada vez mais relevante e presente na mente dos  seus clientes.


Estude o posicionamento das grandes marcas

Muitas empresas tem disponíveis para download o guia de comunicação e marca, que define para suas subsidiárias a maneira correta com que devem se comunicar, quais cores podem ser usadas, a disposição dos logotipos e orientações de design da marca para que a comunicação esteja alinhada por todos os pontos da marca.


Exemplos de empresas com um posicionamento de marca forte são a Coca Cola, Heineken, Apple, Amazon, Mercado Livre.


Esta técnica pode te trazer ótimas ideias para planejar o posicionamento de marca da sua empresa.


Conclusões


Acreditamos que você tenha percebido a importância e características únicas que o posicionamento de marca pode trazer para sua empresa, produto ou serviço.

Seja fiel aos seus valores e se comunique efetivamente


Forte abraço,

Até o próximo post.


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