Persona - Como encontrar o cliente certo para o meu negócio?

 

Entenda o que é a persona e como isso pode mudar seu o jogo.

Criativo Criação - Criar a sua Persona

Você vai entender neste Post:
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O termo persona ficou bem conhecido ultimamente com o estudo do marketing em todas as suas aplicações, produções de peças, propagandas e comunicações relacionadas.

Acompanhe nossa trajetória para desvendar as características e o poder incrível de se ter uma persona bem definida para o seu negócio.

O que é uma persona?

A persona é uma representação de um cliente ideal para o seu negócio.
Este cliente tem características únicas e baseado nestas definições teremos condição de desenvolver uma comunicação efetiva e a elaboração de todas as estratégias de marketing do nosso negócio?

Negócios tradicionais podem assumir que já conhecem a sua persona, mas como tudo na vida está em pleno movimento, vale a pena revisar este conceito e verificar se a sua comunicação segue correta com o seu público.

A representação da sua persona deve ser criada baseada em dados de pesquisas de mercado de maneira quantitativa e quailitativa, análise dos seus concorrentes para entender quem é o público comprador e também uma análise do perfil dos seus atuais clientes.

O objetivo principal não é somente descrever o seu público comprador, mas também ser capaz de entender as dores, desejos e necessidades dele,
Com isso sua empresa será capaz de criar novos produtos ou ajustar os produtos existentes para atender estas necessidades.

As mensagens de comunicação serão efetivas e você entregará sempre o que é valor para o seu cliente.

O marketing pode gerar informações e conteúdos realmente relevantes para seu cliente e o processo de vendas acontecerá de maneira natural com uma linguagem adequada e conexão direta com o cliente comprador.

Uma persona bem definida pode dar poder decisão estratégica para sua empresa, movendo investimentos e energia no que realmente é importante e interessa para que se progrida e prospere.

O que acontece se eu não criar uma persona correta?

Com certeza você estará jogando dinheiro fora e disperdiçando a energia da sua empresa com uma comunicação errada.
Seria o mesmo que a sua empresa estivesse falando em Japonês com seu cliente brasileiro que não entende este idioma. Não teria efetividade nenhuma.

Você estará produzindo mensagens que não conectam com o seu público e ainda perderá a oportunidade e energia de gerar ótimos resultados.
Definitivamente, se você se esqueceu deste ponto ou não deu muita atenção ainda para a persona do seu negócio, sugiro que repense seus conceitos imediatamente.

Qual a importância da persona para os seus negócios?

A importância é total.
É através da definição da persona que se pode tomar decisões estratégicas e estabelecer uma comunicação correta.

Após a análise da persona, você terá uma diretriz clara para:
• criar ou modificar os seus produtos
• desenvolver todas as estratégias de comunicação
• definições para lançamento de produto
• criar uma estratégia de marketing e vendas.
• conceber o seu funil de vendas e conduzir os seus leads para a compra do seu produto
• trabalhar melhor a aquisição de clientes
• entender a retenção e tempo de vida útil dentro do seu site
• e por fim ter clareza nos valores e atrair os clientes certos, executando o seu processo de vendas de maneira efetiva.

Como tomar decisões estratégicas de marketing usando personas?


Você vai conversar com a sua persona, então vai conversar sobre o que ela gosta e na linguagem que ela entende.
Sendo assim você vai personalizar a experiência do seu cliente comprador com mensagem mais relevantes, conteúdos baseados nos desejos, dores ou necessidades do seu cliente.

No marketing será possível entender o que faz o seu cliente escolher o seu produto ou não, e tomar ações para atrair mais potenciais compradores.

A comunicação pode ser aplicada as correspondecias eletronicas, e-mail, redes sociais e também na experiencia do produto ou serviço, embalagens, códigos visuais e apresentações.
A segmentação do seu público ideal pode fazer com que você economize muito dinheiro com as suas campanhas de marketing.

Entendendo bem onde a sua persona vai, quais os seus hábitos e características sócio economicas, você pode direcionar por exemplo uma campanha para o Facebook e não usar o Google por exemplo, somente baseado nos hábitos do seu cliente.
Desta maneira a sua comunicação será mais efetiva e você poderá entregar o que realmente o cliente percebe o valor.

Quando se tem um cenário mais robusto com uma equipe de marketing formada por diversos profissionais, a definição da persona e suas estratégias de comunicação fazem com que a produção de conteúdos e campanhas sejam alinhadas e direcionadas corretamente ao seu cliente sem distorções.

Como eu crio a minha persona?

Crie um nome fictício para sua persona
Exemplo: José Alves

Escolha uma foto que represente a sua persona

Qual a idade da sua persona?
45 anos

Gênero
Masculino

Grau de escolaridade?
Segundo grau completo.

Em que setor esta persona atua?
Vendas

Tamanho da empresa?
Autônomo

Qual o título do cargo da sua persona?
Vendedor

Como o seu trabalho é medido?
Resultado das vendas diretas

A quem ele se reporta?
Profissional autônomo.

Quais os objetivos e motivações da sua persona?
Tem o desejo de melhorar de vida e aumentar as suas vendas.

Quais são seus maiores desafios?
Relacionamento e comunicação com os clientes.
Colaboração e criatividade.


Como ele trabalha e se comunica? Quais ferramentas ele usa no trabalho?
e-mail
Programas de processamento de texto
WhatsApp
Redes sociais


De onde ele consegue informações para o trabalho?
Buscas no Google, busca de clientes porta a porta.

De quais redes sociais ele faz parte?
Facebook, Instagram.

Quer uma ajuda para fazer o seu? Temos um formulário de persona gratuito aqui.

Onde eu encontro dados para criar uma persona?

Os dados para a obtenção da sua persona ideal podem vir de duas fontes basicamente, sua base de clientes atuais ou uma pesquisa de mercado.

Você pode conduzir entrevistas com seus atuais clientes, normalmente oferecemos algum benefício em troca de suas informações, que podem variar desde brindes a descontos. Aqui vale a sua imaginação para proporcionar uma grande experiencia para os seus atuais clientes.

Se você tem clientes que já não compram a certo tempo, pode ser que deixaram de ter conexão com seu produto ou serviço. Vale a pena explorar a informação para entender o que aconteceu.

Para a tarefa de coleta de informações podem ser utilizados formulários online ou até estratégias dentro das suas redes sociais.

As informações internas também são muito valiosas, converse com o departamento de vendas, e de relacionamento com o cliente para verificar as preferências do seu cliente ideal.

Em fontes externas, você pode coletar informações de mercado, como pesquisas do próprio mercado ou dados fornecidos por outras empresas ou tendências observadas.

Se você já usa o Google Analytics, aproveite todas as informações para gerar dados significativos para sua avaliação e construção do perfil de comprador ideal.

As ferramentas de insights do Facebook e Google podem lhe trazer informações relevantes, use sem moderação.

Como me comunicar efetivamente com a minha persona?

Agora que você já tem os dados e traçou o perfil da sua persona, partimos para definição de uma linha editorial que atenda todas as necessidades, desejos e dores dos seus clientes.

Os profissionais de copywriting são responsáveis por produzir o conteúdo adequado para o seu cliente, utilizando as técnicas de escrita persuasiva, gatilhos mentais e psicologia para entregar o conteúdo de uma forma sutil e que promova as vendas do seu negócio.

Como eu crio uma estratégia de marketing para minha persona?


Aqui entra o conceito de jornada do cliente e funil de vendas.
As ações e campanhas de marketing devem ser voltadas para comunicação com o seu cliente comprador em todas as etapas da sua jornada de compra.

Temos um post detalhado sobre o funil de vendas aqui, para simplificar temos os seguintes passos:
A comunicação será feita baseada no nível de consciência da sua persona.

Para que o cliente tenha a melhor experiencia dentro do seu site ou processo de vendas, estabeleça como a comunicação será realizada em cada estagio da sua evolução de consciência até a efetiva compra do seu produto ou serviço.

Uma vez estabelecidas as maneiras de comunicação com a sua persona compradora, você pode começar a criação dos conteúdos e acerto do seu site com ferramentas de SEO (otimização para ferramentas de busca) e SEM (tráfego pago) com um direcionamento correto para todas as campanhas e ações.

Conclusão

Conhecer profundamente seu cliente é o mais importante para que você aplique os seus recursos de maneira objetiva e inteligente, aproveitando todo o potencial das ferramentas de marketing digital e estabelecendo uma experiencia única para o seu cliente através do seu processo de vendas.
A jornada do cliente será plena e suave, e os seus resultados com certeza acontecerão de maneira efetiva.
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