Use a matriz SWOT e declare guerra à sua concorrência

Desscobra os pontos fracos da sua empresa e corrija imediatamente.

Criativo Criação - Matriz SWOT
Matriz SWOT

Uso da matriz SWOT para você encontrar e resolver as fraquezas da sua empresa.

O cenário atual de competição direta entre as empresas demanda uma análise mais profunda e estratégica sobre os negócios e ações imediatas para não expor empresas ao risco desnecessário.

A matriz SWOT ou FOFA pode ajudar você na disputa diária por espaço, a disputa por novos clientes e parceiros de negócios. Entenda neste artigo o que faz a diferença para que os clientes escolham os nossos produtos e se esqueçam de nossos concorrentes.



Introdução


A grande verdade do mundo é que nossa criatividade pode nos levar a lugares em que não haja concorrência, criando melhores produtos e entregando experiências inovadoras aos nossos clientes.

Quando há inovação, não há concorrência. Por isso explicaremos como você pode buscar as fraquezas e ameaças à sua empresa para se prevenir de danos e perdas e também identificar os seus pontos fortes e oportunidades que podem fazer a sua empresa crescer.

Uma das ferramentas mais úteis para analisar nossas capacidades, forças e fraquezas aproveitando as oportunidades e nos prevenindo das ameaças é a matriz SWOT.


O que é SWOT?


É uma metodologia aplicada a uma matriz que define as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Basicamente é uma sigla formada com as primeiras letras das palavras de língua inglesa:

  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

A utilização desta ferramenta pode trazer excelentes resultados no planejamento estratégico do seu negócio e direcionar as suas tomadas de ações para aproveitar o melhor atual e futuro.


Como eu aplico a matriz SWOT?


A metodologia é baseada em uma matriz que identifica os pontos de melhoria e pontos de atenção que você deve ter.
Pode-se fazer o documento individualmente ou com um grupo de pessoas que conheçam o negócio ou o mercado.

Recomendamos fortemente que você use a habilidade e conhecimento de outras pessoas, pois pontos de vistas diferentes podem produzir resultados significantemente mais poderosos.


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O que são fatores internos e fatores externos?


Os fatores internos estão inerentes ao seu negócio ou características do seu produto ou serviço, são elas as forças e fraquezas

Os fatores externos são ligados diretamente ás mudanças de mercado, tecnologias, poderes econômicos ou políticos ou fatores alheios a vontade da sua empresa.

Neste cenário podemos considerar então as ameaças e oportunidades.


A partir deste ponto, sugerimos que você utilize várias perguntas para facilitar a análise da sua empresa. As possibilidades para essa análise são praticamente infinitas, por isso oferecemos alguns pontos de partida que podem ajudar. Lembre-se de que esses itens não são obrigatórios; eles servem apenas como referência ou inspiração para novas ideias.



Exemplos práticos da matriz SWOT (matriz FOFA)

Veja alguns pontos que separamos abaixo e podem te ajudar neste processo:


S (strengths) ou F (forças)

No quadrante das forças, você deve identificar e analisar quais fatores deixam o seu negócio mais forte.

Perguntas chave para descobrir as suas forças:

  • O que faz os clientes escolherem o meu negócio, produto ou serviço em vez de optar pelos concorrentes?
  • Quais recursos, estratégias e vantagens competitivas minha empresa oferece ao mercado?
  • Em que minha empresa se destaca de maneira absoluta em relação aos concorrentes?
  • Como está a reputação da minha empresa?
  • As condições financeiras são favoráveis?
  • O capital humano é um fator forte nos meus negócios?
  • O posicionamento de marca, marketing e vendas é uma vantagem competitiva?
  • A gestão dos recursos é eficaz?
  • A tecnologia da minha empresa é superior?
  • A capacidade de criação, produção, entrega e atendimento me destaca no mercado?


As perguntas ao time devem ser abertas e através das respostas você pode ter novas ideias de como desenvolver ainda mais os pontos fortes da sua empresa, negócio ou produto.


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W (Weakness) ou F (fraquezas)


No quadrante das fraquezas você deve buscar todos os pontos que o seu negócio tem dificuldades, ou ainda não tem a capacidade que os concorrentes entregam de maneira mais fácil.

Responda perguntas (e seja sincero) como:

  • No que eu não sou bom?
  • No que minha empresa é mais fraca comparada aos concorrentes?
  • Quais são as reclamações dos meus clientes?
  • Quais são as sugestões de melhoria dadas pelos meus clientes e não clientes?
  • Por que os clientes deixam de comprar da minha empresa?
  • Que valores nos produtos e serviços a minha empresa não tem entregado para o mercado?
  • O que falta para minha empresa em termos de recursos?
  • O que falta para minha empresa em termos de estratégia?
  • Onde minha empresa precisa mais se desenvolver?
  • Quais inovações nossos concorrentes tem aplicado e nosso negócio não foi capaz de implementar?
  • Quais dos nossos produtos ou serviços não atendem plenamente as necessidades e desejos do mercado?


O (Opportunities) ou O (Oportunidades)


São todas os eventos ou condições externas que impactam positivamente a sua empresa se puderem ser aproveitadas.

Geralmente são criadas por fatores externos, cenários econômicos, mudanças de governo, tendências de mercado, mudanças de comportamento, mudanças de geração ou ainda novas tecnologias.

Responda perguntas como:
  • Quais são as tendências do mercado que podem ser favoráveis para minha empresa ou negócio?
  • Existe alguma grande ideia que não estamos explorando?
  • O que minha empresa pode oferecer imediatamente e ainda não está fazendo?
  • Como podemos aproveitar o comportamento dos clientes de mercado? Podemos oferecer alguma vantagem para eles e ganhar da concorrência?
  • Existe a possibilidade de expansão da sua empresa em determinada região que não está sendo trabalhada pelos concorrentes?
  • Existem regiões onde nossos concorrentes têm problemas de reputação ou produto?
  • Existem soluções que podem substituir os seus atuais produtos ou serviços, e você pode aproveitar esta tendência antes dos seus concorrentes?
  • Existe a possibilidade de eliminar intermediários nos processos de venda e levar mais rápido, mais barato ou com mais qualidade os produtos e serviços da sua empresa?
  • Quais as novas mudanças de comportamento social ou novas características sociais que podem gerar oportunidades para a sua empresa?
  • Existe algum projeto de lei ou regulamentação que ajuda os seus negócios ou gera alguma oportunidade?


T (Threats) ou A (Ameaças)


São todos os eventos que podem atingir negativamente a sua empresa, negócio, produto ou o seu mercado de atuação.

Normalmente estão atrelados a mudanças nos cenários externos que podem ter impactos na maneira como a sua empresa realiza os negócios.

Os pontos que podem ter sido identificados como negativos na seção anterior podem ser considerados como ameaças, então faça o seu mapeamento corretamente e gere as ações necessárias.

A tratativa das ameaças deve ser levada a sério, pois podem prejudicar drasticamente o faturamento ou até inviabilizar a realização do seu negócio.


Faça e responda perguntas como:

  • Quais ameças o meu modelo de negócio pode ter?
  • Existe alguma mudança de tecnologia que pode impactar o meu negócio, produto ou serviço?
  • Existe algum concorrente que está ameaçando a nossa participação de mercado?
  • Existe algum cenário externo que possa mudar as regras do mercado da sua empresa?
  • O tempo pode ser uma ameaça para a sua empresa? Em quanto tempo deverei substituir os meus produtos atuais? Ou então, em quantos anos este produto deve deixar de existir ou ser substituído?


Definindo uma estratégia comercial para sua empresa o negócio baseado na matriz SWOT


Conhecendo bem as suas forças e fraquezas, pode-se direcionar atenção energia e capital para o desenvolvimento de novas habilidades e funcionalidades e também tratar os pontos fracos e de vulnerabilidade, protegendo assim a sua estrutura contra os concorrentes.

Naturalmente, com o fortalecimento das questões que você já é bom, você vai conseguir melhorar as suas vendas e resultados.

As estratégias comerciais e priorização de ações são vantagens incríveis desta ferramenta.


Perguntas mais frequentes sobre a matriz SWOT


Quais as outras possibilidades de utilização da metodologia SWOT

No caso de desenvolvimentos de produtos;
Análise da concorrência e mercado de trabalho.
Análise de mercado e tomada de decisão de investimentos.


Como usar a matriz SWOT para produtos ou serviços?

Além de todas as características anteriores, podemos utilizar a metodologia para avaliar um novo produto ou serviço que sua empresa queira lançar ou então avaliar a performance dos produtos atuais.

As perguntas e respostas devem ser direcionadas as características dos produtos ou serviços e a análise externa onde este produto ou serviço é vendido.


Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Uma das principais vantagens desta extraordinária ferramenta é a capacidade analítica de mapear os processos de maneira objetiva e poder gerar um plano de ação preciso com ações práticas e bem embasadas.

A comunicação com a equipe de trabalho e também o gerenciamento dos processos pode ser feita de maneira mais clara e direcionada, fazendo com que os resultados apareçam de maneira mais rápida e as oportunidades possam ser aproveitadas de maneira impactante gerando muitos lucros ao seu negócio.

Por que você deve usar a análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa?

A tomada de decisões baseadas em dados e avaliações precisar podem fazer com que a sua empresa possa ganhar tempo e também direcionar ações mais efetivas para o crescimento e prosperidade do seu negócio.


Cite um exemplo prático de uma matriz SWOT (FOFA)


Você encontra um exemplo preenchido e uma matriz em branco para você conduzir a sua análise clicando no link aqui


Cite um exemplo de Plano de ação – Plano de metas para análise SWOT


Após o término desta análise, crie um plano de ação com metas objetivas:

O planejamento de metas deve seguir os critérios:

Específico – coloque ações bem definidas;

Mensurável – as metas devem poder ser medidas e avaliadas durante o tempo;

Alcançável – toda meta deve ser passível de ser completada e alcançada;

Realista – as metas estipulam um tempo para execução e finalização, sendo assim devem ser realistas com as condições da empresa e momento no mercados

Tempo definido – Toda meta deve ter uma data a ser cumprida.



Conclusões


A análise SWOT é uma ferramenta poderosíssima para encontrar os caminhos que as empresas ou indivíduos podem traçar para melhorar a cada dia seus processos e produtos.

Conhecendo as próprias limitações e forças somos capazes de chegar a lugares que muitas vezes nunca tínhamos pensado.

O ambiente externo pode apresentar dificuldades ou oportunidades, nos resta sempre estar atentos e reavaliar continuamente nossos processos, produtos, condutas e ações perante o mercado. Sendo assim podemos aproveitar as oportunidades, fugir ou evitar as nossas ameaças e com certeza construir um mundo cada vez melhor para todos nós.

Forte abraço e até o próximo post.


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