Declare guerra a sua concorrência - SWOT (descubra suas maiores forças e fraquezas)

Vença a guerra contra seus concorrentes

Encare de frente suas maiores forças e fraquezas (matriz SWOT)

Criativo Criação - Matriz SWOT

Num mundo cada vez mais dinâmico e automatizado, temos uma disputa diária por espaço para encontrar nossos clientes e parceiros de negócios. E afinal o que faz a diferença para que os clientes escolham os nossos produtos e se esqueçam de nossos concorrentes?

A resposta nem sempre é tão fácil.

Neste post você vai ler sobre:

O que é SWOT?

Conclusões

Introdução

A grande verdade do mundo é que nossa criatividade pode nos levar a lugares em que não haja concorrência, criando e entregando o melhor de nós mesmos para nossos clientes.

Quando há inovação, não há concorrência.

Uma das ferramentas mais úteis para analisar nossas capacidades, forças e fraquezas aproveitando as oportunidades e nos prevenindo das ameaças é a matriz SWOT.

O que é SWOT?

É uma metodologia aplicada a uma matriz que define as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Basicamente é uma sigla formada com as primeiras letras das palavras de língua inglesa:

Strengths (Forças)

Weaknesses (Fraquezas)

Opportunities (Oportunidades)

Threats (Ameaças)

A utilização desta ferramenta pode trazer excelentes resultados no planejamento estratégico do seu negócio e direcionar as suas tomadas de ações para aproveitar o melhor atual e futuro.

Como eu aplico o SWOT?

A metodologia é baseada em uma matriz que identifica os pontos de melhoria e pontos de atenção que você deve ter.

Pode-se fazer o documento individualmente ou com um grupo de pessoas que conheçam o negócio ou o mercado.

Recomendamos fortemente que você use a habilidade e conhecimento de outras pessoas, pois pontos de vistas diferentes podem produzir resultados significantemente mais poderosos.


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Fatores internos e fatores externos

Os fatores internos estão inerentes ao seu negócio ou características do seu produto ou serviço, são elas as forças e fraquezas

Os fatores externos são ligados diretamente ás mudanças de mercado, tecnologias, poderes econômicos ou políticos ou fatores alheios a vontade da sua empresa.

Neste cenário podemos considerar então as ameaças e oportunidades.

Observe que a partir deste ponto sugerimos várias perguntas para que facilite a análise da sua empresa. Certamente o número de possibilidades para esta análise é praticamente infinito, sendo assim deixamos alguns pontos para que você possa tomar como ponto de partida para a sua própria análise.

Os itens não são obrigatórios, podendo ser usados somente como uma referencia ou uma base para novas ideias.

Veja alguns pontos que separamos abaixo e podem te ajudar neste processo:



S (strengths) ou F (forças)

No quadrante das forças, você deve identificar e analisar quais fatores deixam o seu negócio forte e robusto.

Responda as seguintes perguntas:

a) O que faz os clientes escolherem o meu negócio, produto ou serviço e não comprarem do concorrente?

b) Quais recursos, estratégias, ofertas, características de produto, vantagens competitivas minha empresa oferece ao mercado?

c) Em que minha empresa ou negócio é realmente bom que me diferencia de maneira absoluta dos concorrentes?

d) Em que eu sou realmente bom?

e) A localização do meu negócio ou futuro negócio ajuda no meu progresso?

f) A experiência e tempo de mercado da minha empresa são pontos fortes?

g) A reputação da minha empresa é boa?

h) As condições financeiras da empresa são favoráveis?

i) O capital humano da minha empresa é um fator de força nos meus negócios?

j) O posicionamento de marca, marketing e vendas da minha empresa é um fator de força?

k) A gestão dos recursos da sua empresa é um fator de força?

l) Os processos e automações da minha empresa sãos os melhores do mercado?

m) As matérias-primas e produtos que entregamos são os melhores do mercado?

n) A tecnologia da sua empresa é a melhor do mercado?

o) A capacidade de criação, produção, entrega, atendimento são fatores onde a sua empresa se destaca do mercado?

p) O posicionamento estratégico da sua empresa é favorável dentro do cenário de competição? Isso é um ponto forte?

q) Nossa carteira de clientes é um ponto forte para vencer a concorrência?

As perguntas ao time devem ser abertas e através das respostas você pode ter novas ideias de como desenvolver ainda mais os pontos fortes da sua empresa, negócio ou produto.

Criativo Criação é especializada em potencializar as forças da sua empresa explorando as maiores plataformas usadas na internet.


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W (Weakness) ou F (fraquezas)

No quadrante das fraquezas você deve buscar todos os pontos que o seu negócio tem dificuldades, ou ainda não tem a capacidade que os concorrentes entregam de maneira mais fácil.

Responda perguntas (e seja sincero) como:

a) No que eu não sou bom?

b) No que minha empresa é mais fraca comparada aos concorrentes?

c) Quais são as reclamações dos meus clientes?

d) Quais são as sugestões de melhoria dadas pelos meus clientes e não clientes?

e) Por que os clientes deixam de comprar da minha empresa?

f) Que valores nos produtos e serviços a minha empresa não tem entregado para o mercado?

g) O que falta para minha empresa em termos de recursos?

h) O que falta para minha empresa em termos de estratégia?

i) Onde minha empresa precisa mais se desenvolver?

j) Quais inovações nossos concorrentes tem aplicado e nosso negócio não foi capaz de implementar?

k) Quais dos nossos produtos ou serviços não atendem plenamente as necessidades e desejos do mercado?

O (Opportunities) ou O (Oportunidades)

São todas os eventos ou condições externas que impactam positivamente a sua empresa se puderem ser aproveitadas.

Geralmente são criadas por fatores externos, cenários econômicos, mudanças de governo, tendências de mercado, mudanças de comportamento, mudanças de geração ou ainda novas tecnologias.

Responda perguntas como:

a) Quais são as tendencias do mercado que podem ser favoráveis para minha empresa ou negócio?

b) Existe alguma grande ideia que não estamos explorando?

c) O que minha empresa pode oferecer imediatamente e ainda não está fazendo?

d) Quais soluções a sua empresa ainda não explorou?

e) Existe alguma grande mudança nos próximos períodos que devo observar?

f) Como podemos aproveitar o comportamento dos clientes de mercado? Podemos oferecer alguma vantagem para ele e ganhar da concorrência?

g) Existe possibilidade e expansão da sua empresa em determinada região que não está sendo trabalhada pelos concorrentes?

h) Existem regiões onde nossos concorrentes tem problema de reputação ou produto?

i) Existem locais ou situações onde a sua empresa tem uma baixa barreira de entrada ou pode ser beneficiada por uma estrutura já existente mas que não esteja sendo aproveitada?

j) Existem soluções que podem substituir os seus atuais produtos ou serviços e você pode aproveitar esta tendência antes dos seus concorrentes?

k) Existe a possibilidade de eliminar intermediários nos processos de venda e levar mais rápido, mais barato ou com mais qualidade os produtos e serviços da sua empresa?

l) Existe alguma vantagem em entidades de classe, tendências, micro tendências, grupos de interesse que podem ajudar no seu processo de vendas ou facilitar a entrada da sua empresa em determinado mercado? Elas podem exercer alguma pressão no mercado?

m) Existe alguma indicação no macro ambiente ou cenário econômico que pode ajudar ou beneficiar a sua empresa? A variação dos índices demográficos, ou mudanças de padrões sociais podem ajudar o seu negócio?

n) Quais as novas mudanças de comportamento social ou novas características sociais que podem gerar oportunidades para a sua empresa?

o) Existe algum projeto de lei ou regulamentação que ajuda os seus negócios ou gera alguma oportunidade?

p) Quais os níveis de consumo, inflação, perfis de renda, crescimento populacional, taxas de natalidade, escolaridade entre outros dados demográficos podem influenciar positivamente o seu negócio?

q) Quais as crenças, valores, costumes ou hábitos de consumo de produtos, sociais e de cultura podem ser relevantes para seu novo produto?

r) Quais novas descobertas de materiais ou tecnologias, escassez de matérias-primas, catástrofes, guerras, mudanças climáticas ou de meio ambiente favorecem o seu negócio?

T (Threats) ou A (Ameaças)


São todos os eventos que podem atingir negativamente a sua empresa, negócio, produto ou o seu mercado de atuação.

Normalmente estão atrelados a mudanças nos cenários externos que podem ter impactos na maneira como a sua empresa realiza os negócios.

Os pontos que podem ter sido identificados como negativos na seção anterior podem ser considerados como ameaças, então faça o seu mapeamento corretamente e gere as ações necessárias.

A tratativa das ameaças deve ser levada a sério, pois podem prejudicar drasticamente o faturamento ou até inviabilizar a realização do seu negócio.

Faça e responda perguntas como:

a) Quais ameças o meu modelo de negócio pode ter?

b) Existe alguma mudança de tecnologia que pode impactar o meu negócio, produto ou serviço?

c) Existe algum concorrente que está ameaçando a nossa participação de mercado?

d) Existe algum cenário externo que possa mudar as regras do mercado da sua empresa?

e) O tempo pode ser uma ameaça para a sua empresa? Em quanto tempo deverei substituir os meus produtos atuais? Ou então, em quantos anos este produto deve deixar de existir ou ser substituído?

Definindo uma estratégia comercial para sua empresa o negócio


Conhecendo bem as suas forças e fraquezas, pode-se direcionar atenção energia e capital para o desenvolvimento de novas habilidades e funcionalidades e também tratar os pontos fracos e de vulnerabilidade, protegendo assim a sua estrutura contra os concorrentes.

Naturalmente, com o fortalecimento das questões que você já é bom, você vai conseguir melhorar as suas vendas e resultados.

As estratégias comerciais e priorização de ações são vantagens incríveis desta ferramenta.

A matriz SWOT pode ser usada para um trabalhador de empresa?

Todas estas ferramentas podem ser úteis também ao profissional liberal ou ao trabalhador de qualquer nível profissional.

Se você é um trabalhador, pode usar a ferramenta para seu desenvolvimento pessoal;

Outras possibilidades de utilização da metodologia SWOT

No caso de desenvolvimentos de produtos;
Análise da concorrência e mercado de trabalho.
Análise de mercado e tomada de decisão de investimentos.

Como usar a matriz SWOT para produtos ou serviços?

Além de todas as características anteriores, podemos utilizar a metodologia para avaliar um novo produto ou serviço que sua empresa queira lançar ou então avaliar a performance dos produtos atuais.

As perguntas e respostas devem ser direcionadas as características dos produtos ou serviços e a análise externa onde este produto ou serviço é vendido.

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Uma das principais vantagens desta extraordinária ferramenta é a capacidade analítica de mapear os processos de maneira objetiva e poder gerar um plano de ação preciso com ações práticas e bem embasadas.

A comunicação com a equipe de trabalho e também o gerenciamento dos processos pode ser feita de maneira mais clara e direcionada, fazendo com que os resultados apareçam de maneira mais rápida e as oportunidades possam ser aproveitadas de maneira impactante gerando muitos lucros ao seu negócio.

Por que você deve usar a análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa?

A tomada de decisões baseadas em dados e avaliações precisar podem fazer com que a sua empresa possa ganhar tempo e também direcionar ações mais efetivas para o crescimento e prosperidade do seu negócio.

Exemplo prático de uma matriz SWOT (FOFA)

Você encontra um exemplo preenchido e uma matriz em branco para você conduzir a sua análise clicando no link aqui

Plano de ação – Plano de metas

Após o término desta análise, crie um plano de ação com metas objetivas:

O planejamento de metas deve seguir os critérios:

Específico – coloque ações bem definidas;

Mensurável – as metas devem poder ser medidas e avaliadas durante o tempo;

Alcançável – toda meta deve ser passível de ser completada e alcançada;

Realista – as metas estipulam um tempo para execução e finalização, sendo assim devem ser realistas com as condições da empresa e momento no mercados

Tempo definido – Toda meta deve ter uma data a ser cumprida.


Conclusões

A análise SWOT é uma ferramenta poderosíssima para encontrar os caminhos que as empresas ou indivíduos podem traçar para melhorar a cada dia seus processos e produtos.

Conhecendo as próprias limitações e forças somos capazes de chegar a lugares que muitas vezes nunca tínhamos pensado.

O ambiente externo pode apresentar dificuldades ou oportunidades, nos resta sempre estar atentos e reavaliar continuamente nossos processos, produtos, condutas e ações perante o mercado. Sendo assim podemos aproveitar as oportunidades, fugir ou evitar as nossas ameaças e com certeza construir um mundo cada vez melhor para todos nós.

Forte abraço e até o próximo post.


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