Ainda vale a pena investir em uma loja física?

Entenda o que uma experiência multicanal pode fazer você vender mais e atrair mais clientes.

Criativo Criação - Loja física


A adoção de múltiplos pontos de venda é uma estratégia muito adotada por empresas que tem a necessidade de demonstrar seus produtos ou até atender um público que não gosta de comprar sem verificar, ver ou tocar o produto antes da compra.

Você quer atingir este público, então ter uma loja física pode ser uma boa escolha para você.


Veja os principais tipos de clientes que preferem compras em lojas físicas:


Clientes que valorizam a experiência de compra:

Alguns clientes preferem a experiência tátil e sensorial de visitar uma loja física, experimentar produtos, interagir com vendedores e sentir a atmosfera do ambiente de varejo.


Clientes que desejam assistência pessoal:

Para clientes que têm dúvidas sobre produtos, desejam recomendações personalizadas ou precisam de assistência para tomar decisões de compra, uma interação cara a cara com vendedores em uma loja física pode ser preferível.


Clientes que querem ver e testar produtos antes de comprar:

Para produtos como roupas, calçados, eletrônicos e móveis, muitos clientes preferem ver e testar os produtos pessoalmente antes de fazer uma compra para garantir qualidade, ajuste e funcionalidade.


Clientes que valorizam a conveniência imediata:

Algumas pessoas preferem a conveniência de poder obter produtos imediatamente, sem ter que esperar pela entrega. Para esses clientes, uma loja física oferece a gratificação instantânea de levar o produto para casa no momento da compra.


Clientes que desejam evitar custos de frete ou devoluções:

Para itens volumosos, frágeis ou pesados, os custos de envio e as preocupações com devoluções podem ser uma consideração importante. Os clientes que desejam evitar esses custos e complicações podem preferir comprar esses produtos em uma loja física.


Clientes que valorizam a socialização e interação pessoal:

Para algumas pessoas, fazer compras é uma atividade social e uma oportunidade de interagir com outras pessoas. Esses clientes podem preferir visitar lojas físicas como parte de uma saída social ou para desfrutar da companhia de amigos ou familiares durante as compras.


Se o seu produto ou serviço atende a estes tipos de cliente, com certeza deve considerar um ponto físico para vender mais.


Espere, não estamos falando somente de uma loja, podemos considerar também os pontos de entrega do produto ou até parcerias onde seu produto possa ser apresentado ao cliente por um especialista.


A combinação do ambiente online com pontos físicos utilizando novas tecnologias e novos modelos de prospecção e de vendas online tem ampliado a atuação das marcas para oferecer uma melhor experiência de atendimento aos seus clientes e consequentemente aumentos significativos das vendas e lucros.


Uma experiência multicanal oferece ao seu cliente diversos caminhos de vender e entregar o seu produto.


Como todos sabemos as compras em modalidade online tem crescendo todos os meses significativamente e acumula alta e perspectiva de melhora também nos próximos anos.


Crescimento das vendas on-line

Mesmo considerando o aumento crescente da modalidade de venda online e a importância das plataformas, market places e estratégias de vendas para alavancar os negócios, muitos consumidores ainda preferem o atendimento presencial e muitas vezes tomam as decisões de compra efetivamente nas lojas físicas.


Aqui vale ressaltar também a importância da loja no momento da retirada de um produto comprado pela internet ou no caso em que o cliente quer ver ou testar o produto. Tudo isso pode ser aliado a um atendimento personalizado, que pode também promover vendas adicionais, dependendo da habilidade do time de vendas.


Caso você tenha um produto ou serviço de maneira física ou local, pode ter as vantagens de incorporar as tecnologias digitais e possibilitar a compra dos seus clientes por diversos canais. Assim você vai proporcionar ao seu cliente a melhor experiência que ele escolher e com certeza aumentará as suas vendas.


Recentes experiências de marcas tradicionais obtiveram um crescimento significativo de suas vendas físicas em torno de 30 % por considerarem e desenvolverem estratégias de vendas multicanal.


Basta ter um site na internet falando do meu produto ou serviço?

Com certeza ter um site na internet é ponto de partida para a exposição dos seus produtos ou serviços mas não é o suficiente para aumentar as suas vendas significativamente se você ainda não tem uma estratégia de vendas multicanal.


Como posso melhorar meu serviço ou meu site?

O papel do e-commerce já não se limita somente a venda, você pode ter desenvolvido para o seu site outras estratégias como as listadas abaixo:


    • Auxiliar o seu consumidor na compra de seu produtos;

    • Ajudar o cliente a entender melhor o seu produto e as vantagens e valores únicos que fazem do seu negócio a melhor opção para ele;

    • Exibir características dos produtos e ter auxílios audio visuais para melhorar a percepção de valor sobre o seu produto ou serviço;

    • Você pode criar ferramentas exclusivas do seu site para que o cliente use e tenha benefícios ou facilite a escolha do produto;

    • Ter uma comunicação rápida e efetiva com o seu cliente, podendo ter canais de vendas disponíveis para o seu cliente falar com um vendedor ou consultor pelo WhatsApp por exemplo;

    • Usar estratégias de construção da marca (branding);

    • Integrar canais de atendimento e entrega do produto ou serviço.


Criativo Criação ajuda empresas na criação de lojas virtuais, e tráfego para seus produtos nas maiores plataformas usadas na internet.


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Você vai entender melhor o perfil do cliente comprador para sua loja ou serviço e criar a sua estrutura de vendas e marketing na internet. Definindo processos inteligentes e com tecnologia embarcada, você pode aproveitar o melhor das plataformas e lucrar mais com seus negócios na internet.


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