Datas comemorativas - 15 passos para você vender mais durante o ano todo

Veja como você vai aproveitar as datas para vender mais.

Aprenda a aproveitar as datas comemorativas, planejar suas ações de marketing de maneira objetiva e orientada para os seus resultados.


Você sabe que dia é hoje?

Hoje é o seu dia de vender mais.

Criativo Criação - Datas comemorativas


Acompanhe aqui as dicas para aproveitar as melhores datas do calendário e oferecer para o seu cliente a melhor experiência.


Há varias datas durante o ano que possibilitam uma conexão direta com o seu cliente e motivá-lo a comprar os seus produtos ou serviços.


As principais datas comemorativas do Brasil são:

Fevereiro / Março: Carnaval (data móvel)

08 de março: Dia da Mulher

15 de março: Dia do Consumidor

Março / Abril: Páscoa (data móvel)

08 de maio: Dia das Mães

12 de junho: Dia dos Namorados

14 de agosto: Dia dos Pais

15 de setembro: Dia do Cliente

12 de outubro: Dia das Crianças

25 de novembro: Black Friday

28 de novembro: Cyber Monday

25 de dezembro: Natal


Se você não está aproveitando para vender nas datas comemorativas, pode estar perdendo uma grande oportunidade.


Palavras Chave: Vendas, comércio eletrônico, e-commerce, loja virtual, calendário, datas comemorativas.


Se você já comprou nestas datas especiais, saiba que o seu cliente está atento para as promoções e ofertas. E isso faz com que você também possa vender mais.

omo aproveitar em uma loja virtual?


Seja qual for o seu ramo de negócio, ou mesmo se você está pensando em começar a fazer uma renda extra, pode aproveitar este conteúdo para preparar as suas campanhas de marketing e promoções.


Baixe aqui o seu check list para planejar as suas campanhas em datas comemorativas.


Implemente estes passos no seu processo de vendas:

1. Escolha uma data que mais tem relação com seus produtos

2. Crie uma lista de produtos que você quer promover

3. Prepare a oferta para os produtos escolhidos.

4. Faça o planejamento da sua campanha

5. Crie uma identidade visual da sua campanha

6. Crie engajamento com os seus clientes – Faça o esquenta!

7. Crie benefícios exclusivos para sua campanha.

8. Aproveitar a data para lançamentos de novos produtos

9. Planeje a sua comunicação e faça a segmentação correta

10. Prorrogue o prazo das suas ofertas.

11. Previna-se de fraudes

12. Prepare a sua equipe de atendimento

13. Análise dos dados da campanha

14. Avaliação do seu site e tecnologia

15. Campanhas criadas fora das datas comemorativas.

Conclusões.


Vamos tomar como exemplo aqui o dia do cliente em 15 de setembro.

Esta data foi criada para homenagear os consumidores e aquecer as vendas do comércio. As promoções muitas vezes podem se estender durante toda a semana dependendo da sua estratégia. A Semana do Brasil foi criada para impulsionar as vendas durante esta semana.


As vendas em varejo virtual tem obtido ano após ano um crescimento expressivo na casa dos bilhões de Reais, então aproveite esta oportunidade.


A semana do cliente pode ser um exercício para testar os seus processos e sistemas para atender as datas de Black Friday ou Natal. Através das análises das estratégias e resultados obtidos nestas campanhas você pode melhorar os seus processos e ser mais eficiente e efetivo nas vendas.


Continue lendo as nossas dicas abaixo para que você aproveite o máximo das datas comemorativas.


Vamos considerar no nosso exemplo aqui a Semana do Brasil e o dia do Cliente.


Como aproveitar a semana do cliente para vender mais?

Conheça a seguir algumas ideias para criar a sua estratégia de vendas para loja virtual ou e-commerce.


1. Escolha uma data que mais tem relação com seus produtos

No nosso caso teremos a data de 15 de setembro como o dia do Ciente.

Estime a quantidade de tempo que você precisará para organizar tudo.


2. Crie uma lista de produtos que você quer promover

Cada data pode ser relacionado com a data em questão, aproveite para avaliar quais são os produtos que você realmente quer promover.


Produtos que estão parados durante algum tempo no seu estoque e que precisam girar mais rápido podem ser uma boa opção para você vender nesta campanha.


Caso tenha oportunidade de comprar produtos específicos para a sua campanha, planeje corretamente as datas de recebimento e disponibilidade para que atenda as datas escolhidas.


Verifique os seus estoques e projeções de vendas para garantir o melhor lucro e prevenir a falta de produtos aos seus clientes.


3. Prepare a oferta para os produtos escolhidos.

Aqui não falamos somente do preço do produto.

Procure entender profundamente o valor que você está entregando para o seu cliente nesta data.


Uma oferta bem construída, envolve um preço atrativo, condições de pagamento flexíveis e adequadas ao seu cliente, um frete rápido e de bom custo.


Uma grande oferta é um fator de sucesso para a sua campanha.


Facilite o pagamento dos seus clientes. Verifique e garanta que o sistema esteja configurado perfeitamente, ofereça meios de pagamento mais amplos possíveis (Pix, cartões de crédito e débito, boletos, etc.) e condições de parcelamento adequadas ao seu perfil do seu cliente ou compatível com as ofertas de mercado.


No caso da venda de produtos mais caros, considere oferecer condições de parcelamento sem juros ou descontos mais expressivos nos pagamentos a vista via PIX por exemplo.


4. Faça o planejamento da sua campanha

Para garantir que seus clientes vão estar alinhados com a sua comunicação e visibilidade da sua loja, prepare um plano de marketing específico para esta data.


As comunicações de marketing podem ser feitas através de diversas plataformas (site, redes sociais, e-mail marketing, publicidade em outras mídias, etc.)


Cada uma destas tarefas terá uma demanda de tempo específica e assim fica bem fácil para você programar ou delegar aos seus colaboradores.


5. Crie uma identidade visual da sua campanha

Criar uma identidade visual é fundamental para que o cliente perceba e note a sua comunicação.


Após várias vezes visualizando as mesmas informações faz com que o seu cérebro automaticamente ignore a informação pelo fato de já conhecê-la. Por este motivo é mandatório que você crie toda a sua comunicação visual para atender a sua campanha.


Você pode ler mais sobre este tema nos posts sugeridos no final deste artigo.


Aposte também na diferenciação entre canais de comunicação como as redes sociais, e-mail marketing ou campanhas de anúncios pagos.


Crie e inclua os banners e anúncios no seu site ou portal de vendas para refletir a sua comunicação desta campanha.


Após ter todo o material publicitário criado, realize a programação da comunicação antes, durante e depois do evento.


6. Crie engajamento com os seus clientes – Faça o esquenta!

Criar expectativa em uma data é muito importante para o seu processo de vendas. Isto é amplamente utilizado nas estratégias de marketing de lançamentos de produtos.


Utilize todas as ferramentas disponíveis das suas redes sociais, stories e crie uma comunicação aberta com o seu cliente. Perguntas e respostas, quiz, adivinha, caixinhas de perguntas, vídeos de bastidores e preparação são excelentes meios de mostrar ao seu cliente o que está por vir e que ele deve participar.


Considere também promover sorteios, concursos, enquetes. Compartilhe provas sociais como depoimentos e imagens de clientes satisfeitos. Aqui vale toda a sua imaginação e criatividade.


Use as ferramentas nativas dos aplicativos para te ajudar (instagram, tik tok, facebook, youtube, etc.)


7. Crie benefícios exclusivos para sua campanha.

A sua campanha de marketing vai fazer com que esta data seja especial e única para o seu cliente.

Comunique efetivamente os benefícios e vantagens da sua oferta.


Considere benefícios exclusivos como descontos progressivos, frete grátis, produtos agregados em combos, upsales ou até cumpons de desconto válidos para este dia, ou semana.


Que tal oferecer um brinde para os clientes que comprem nesta data? Todos nós adoramos ganhar um presente não é mesmo?

Então faça isso pelo seu cliente, pequenas ações ou pequenos presentes podem ter um grande impacto para que seu cliente lembre-se da sua marca ou opte por comprar novamente na sua loja.

Busque o que mais pode agradar ao perfil da persona do seu cliente.


No final deste post você tem o link para o nosso post sobre personas.


8. Aproveitar a data para lançamentos de novos produtos.

Se você consegue comprar mais barato, pode promover um produto específico.

As novidades e lançamentos sempre são motivadores para seu cliente comprar.


Avalie o que melhor atende a sua necessidade neste momento e siga focado em sua campanha de sucesso.


9. Planeje a sua comunicação e faça a segmentação correta.

Para aproveitar os dados disponíveis e segmentação oferecidas pelas ferramentas de anúncios, você pode optar por uma comunicação segmentada.


Isso pode otimizar os seus custos de anúncios e com certeza podem promover melhores resultados nas suas vendas.


Você pode usar os perfis históricos de compra dos seus clientes, análises de métricas do seu site ou redes sociais e até tendências específicas que você possa identificar e que anteda as necessidades ou dores do seu cliente.


Uma comunicação efetiva fará com que o seu cliente comprador se sentir mais próximo e valorizado pela sua loja, afinal você entende profundamente o que ele deseja neste momento.


Uma opção para desenvolver o seu plano de comunicação é conversar com a Criativo Criação. Podemos ajudar você a montar o planejamento e execução da sua campanha. Chame no WhatsApp.


10. Prorrogue o prazo das suas ofertas.

As suas ofertas podem ser feitas além do dia específico que você escolheu.

Que tal fazer a semana do cliente, ou o mês das mães?


O mais importante neste ponto é diferenciar as ações de marketing realizadas para o dia específico e as extensões que você possa criar. Sendo assim os clientes já estarão atentos a sua loja até a data escolhida e podem tomar a decisão de comprar mesmo depois do evento ocorrido.


Utilize as ferramentas de recuperação de carrinhos e remarketing para maximizar o aproveitamento das suas ações de marketing. Por muitas vezes os clientes abandonam os carrinhos de compra e mecanismos de recuperação de carrinhos ou até geração de tráfego pago baseado em visitas ao seu site podem ser ótimas alternativas para aumentar significativamente os seus resultados de vendas.


11. Previna-se de fraudes

Como as datas comemorativas são utilizadas por um grande número de comerciantes para alavancar as vendas, temos o aparecimento de possíveis criminosos querendo explorar a possibilidade de criar golpes e fraudes.


Garanta que seu e-commerce ou loja esteja em um ambiente seguro, tanto para você como para os seus clientes.


12. Prepare a sua equipe de atendimento

Se a sua loja oferece suporte on-line para atendimento de dúvidas ou você tem vendedores que atendem via WhatsApp, garante que a infra estrutura esteja preparada e sua equipe esteja treinada para realizar o trabalho de vendas durante o evento.


Um atendimento rápido e efetivo aumenta a conversão das suas vendas drasticamente.

Após receber os pedidos aprovados, garanta que a sua equipe possa tratar corretamente as questões de logística e entrega do produto, bem com o a comunicação com o cliente e pós venda sempre que necessário.


Além de gerar confiança no cliente, a informação correta e precisa de quando os itens serão entregues fazem com que o cliente possa recomendar a sua loja para outras pessoas e também comprar novamente com você.


Defina a sua logística em caso de devoluções seguindo os prazos previstos em lei.


13. Análise dos dados da campanha

Após concluídas todas as ações e entregas dos pedidos, avalie o seu sistema e verifique oportunidades de melhora.


Veja quais produtos foram mais lucrativos, analise o perfil dos clientes compradores para direcionar as suas próximas ações de marketing.


Responda perguntas como:

Qual anúncio, banner ou comunicação levou mais leads para o site?

Quais anúncios geraram mais vendas?

Quais anúncios não foram bons ou geraram poucas vendas?

Quais informações você obteve com as redes sociais? Comentários ou número de curtidas?

Que insights você tem de todos os dados desta campanha?


14. Avaliação do seu site e tecnologia

Como foi a estabilidade , velocidade, disponibilidade, segurança do seu site ou loja virtual?

Você teve alguma paralisação do sistema?

Verifique todos os pontos falhos e corrija para a próxima campanha de vendas.

Houve algum problema com os meios de pagamento?

Houve algum problema de logística, fiscal ou entrega?

Você recebeu comentários? Use os comentários positivos como prova social e os comentários negativos como pontos de melhoria e comunicação de que a sua empresa trata rapidamente os problemas e responde prontamente aos seus clientes.


15. Campanhas criadas fora das datas comemorativas.

Uma estratégia que tem sido criada por alguns comerciantes é promover seus produtos através de uma campanha dedicada fora das datas comemorativas.

Você já pensou nisso?


Se você tem já uma base de clientes sólida e pode utilizar o tráfego pago para levar clientes a sua loja, você pode criar promoções por tempo limitado ou ofertas relâmpago para determinados produtos em sua loja.


Aqui a criatividade é infinita.


Você pode por exemplo oferecer os produtos em uma combinação e com desconto exclusivo por exemplo.


Conclusões.

O mercado em comércio eletrônico oferece infinitas possibilidades para vender seus produtos e serviços de maneira rápida e muito rentável.


Aproveitar as datas comemorativas do calendário brasileiro pode ser muito interessante para promover ações de marketing específicas para tipos de produtos ou sub-nichos de clientes baseados em algum tema específico.


Aproveite todas as dicas desta postagem e aumente as suas vendas já na próxima data comemorativa. Aproveite os feriados e anuncie seus produtos.


Se você chegou até aqui, gostaríamos de agradecer pela sua atenção e esperamos que o conteúdo desta postagem ajude você a alavancar os seus negócios.


A Criativo Criação trabalha com pequenas empresas e empreendedores para promover a presença online de suas marcas e produtos e pode ser o seu parceiro nesta próxima campanha de marketing. Fale conosco pelo WhatsApp.


Outras postagens que você pode gostar:


Devo investir ainda em uma loja física?

Como planejar o posicionamento de marca para sua empresa, produto ou serviço

Postagem Anterior Próxima Postagem