O poder do CTA, entenda como usar e gerar muitas vendas para o seu negócio.

Levar o seu cliente até o próximo passo dentro do seu funil de vendas. 

Entenda como criar o seu CTA (chamada para ação) converter mais vendas dentro do seu site.


O CTA é uma sigla criada no idioma inglês que significa Chamada para Ação. Tradicionalmente no Marketing as campanhas criam meios de comunicação direta com o público comprador dos seus produtos e serviços.


Criativo Criação - CTA - Call to Action




Após ver a sua carta de vendas ou vídeo, seu cliente é convidado a tomar uma ação e comprar ou seu produto ou entrar em contato com seu time de vendas para que possa concluir o processo de vendas.


Sem esta ferramenta poderosa, suas campanhas ficarão sem foco final de conversão.


Conheça aqui neste post algumas maneiras práticas de como implementar o CTA no seu processo de vendas de maneira efetiva e gerar mais vendas.


Qual o significado de CTA dentro do Marketing Digital?


Desde o Marketing tradicional até as inovações e velocidades criadas com o marketing digital, temos a chamada para ação (CTA) como o ponto onde o seu cliente toma uma ação de compra.


A ação do seu cliente pode pode envolver entre outras opções:

  • uma chamada telefónica para os vendedores da sua empresa
  • um clique para compra direta do produto através do seu site ou e-commerce
  • um contato para o WhatsApp no caso de vendas diretas
  • o clique para o mapa ou localização do seu negócio local
  • nas redes sociais podem ser levados a páginas de captura de leads ou páginas de vendas de produtos
  • podem ser enviados para conhecer e seguir o perfil da sua empresa
  • podem ser enviados a responder uma pesquisa ou query para gerar dados de desenvolvimento de novos produtos
  • ação dentro da sua página ou site
  • pop-ups ou banners dentro do seu site ou anúncios em outros sites
  • links dentro de e-mail marketing ou campanhas de envios de mensagens (SMS, WhatsApp, Telegram, ou e-mail)
  • Saída de vídeos de vendas (VSL - Video Sales Letter)
  • outras infinitas possibilidades.
  • Inscrição para newsletter ou listas de divulgação
  • inscrição em grupos do WhatsApp ou Telegram
  • entre outras infinitas possibilidades.


Como aplicar corretamente o CTA no meu anúncio ou campanha?


Você já construiu a sua campanha de marketing e precisa direcionar o seu cliente em potencial para realizar a ação relativa aquela campanha.


Vamos supor que você queira com que o seu cliente se inscreva na sua lista de distribuição e seja informado dos novos posts feitos pelo seu site ou ofertas da sua loja.


O CTA deve ser o mais direto possível e ter o melhor alinhamento com o seu objetivo para esta chamada para ação.


Defina o seu objetivo

Entenda qual ação este cliente ou visitante deve fazer

Configure todos os botões, pixel de remarketing se for aplicável

Crie a mensagem mais direta que leve o seu visitante a realizar a ação desejada

Teste o botão, link ou banner para verificar se está funcionando corretamente.


Quais os principais erros no CTA?


Em primeiro lugar temos a falta de definição clara do funil de vendas e qual a próxima ação a ser tomada pelo seu cliente dentro do seu processo de vendas.

Com isso você pode criar etapas adicionais desnecessárias e perder leads ou interessados dentro do processo. Isso pode causar uma eficiência baixa nas suas campanhas de marketing e desperdiçar recursos como dinheiro e tempo.


Falha de rastreamento das chamadas para ação. O que não é medido não pode ser melhorado.

Aqui você pode criar alternativas como botões em cores diferentes e fazer testes de estratégias como testes A/B 


Testes de imagens diferentes ou textos na sua chamada para ação também pode ser verificados e melhorados durante o tempo.


Outro erro muito comum é uma página com muitas opções de clique e que podem levar o seu potencial cliente para outro site ou página e não cumprir a função da sua chamada para ação.


Em uma campanha de marketing a chamada para ação (CTA) deve ser uma ação única que deve ser definida dentro da sua estratégia de marketing digital.


Como criar o meu CTA ideal?


Você já definiu o seu funil de vendas e já sabe em qual etapa da jornada de vendas o seu cliente está, dependendo de como foram criadas as mensagens e conteúdos.


Dependendo do seu objetivo, o seu CTA pode mudar


Lembre-se de manter os objetivos claros que você quer com cada ação em uma determinada página.


Um visitante inicial da sua página que não conhece a sua marca ou produto e você tem a intenção de que ele se inscreva em sua lista de distribuição de ofertas, por exemplo.


Você pode criar estratégias diferentes baseadas em seu objetivo e também no estágio que está o seu cliente dentro do seu funil de vendas.


A utilização de gatilhos mentais e uma comunicação persuasiva sempre colaboram para uma performance superior em todas as campanhas de marketing. Entenda como a Criativo Criação pode ajudar você e sua empresa a criar e aplicar estratégias para aumentar as suas vendas.



Outro ponto muito importante durante a experiência do seu cliente dentro da sua página é um design funcional e bem organizado.


Existem diversas técnicas de design que podem ser aplicadas para desenvolver as suas páginas de vendas que podem aumentar muito a conversão dos seus produtos.


Aposte sempre em imagens de qualidade e que falem diretamente com a sua persona, use uma linguagem coerente com o seu público alvo e comunique-se através das cores relacionadas aos sentimentos do seu produto.


Uma das características mais importantes é o visual de suas páginas, imagens de qualidade e coerência na sua comunicação.


Utilize uma linguagem persuasiva dentro dos seus textos de vendas e design, convide o seu usuário a tomar a próxima ação. Toda ação convincente, vai deixar o seu usuário cada vez mais perto da sua conversão.


Através de uma oferta atraente, você pode levar o seu cliente até o próximo passo que  é realizar a sua conversão.

A sua oferta deve ser clara e mostrar a transformação que o  seu produto ou serviço pode proporcionar na vida do seu cliente. A precisão de informações é imprescindível para cativar os clientes e receber recomendações.

Capriche na entrega dos produtos e sempre supere a expectativa dos seus clientes.


Quais são os CTA mais usados?


Você pode usar diversas estratégias para criar o CTA para o seu processo de vendas mas separamos aqui os mais comuns e mais utilizados para você implementar ainda hoje na sua campanha de marketing digital.


Os botões com CTA

É o formato de CTA mais comum encontrado nas páginas de vendas e ofertas de produtos. Através do botão você pode criar mensagens personalizadas que estejam alinhadas com o seu cliente. Exemplo:


Você pode agendar uma avaliação online para suas redes sociais clicando no botão abaixo:




Banners com o seu CTA


Além dos botões, uma excelente opção são banners ou áreas clicáveis no seu site,

Com ela você pode associar imagens e texto para atrair o seu cliente até o próximo passo do seu processo, Exemplo:


Conheça a nossa ferramenta para gerar a persona do seu negócio.


Links criados com textos

Este formato é amplamente utilizado como link interno dentro de um blog mas pode conter por exemplo informações de contato como chamadas no WhatsApp ou e-mail.

O formato de link é mais simples do que os formatos anteriores mas tem a vantagem que pode ser inserido diretamente nos textos da sua página de vendas ou blog sem interromper a mensagem original. Exemplo


A Criativo Criação é uma empresa especializada em atender pequenas e médias empresas para realizar um posicionamento de marca e criação de conteúdos para sites e blogs. Você pode se comunicar mais efetivamente com a sua persona e criar resultados mais expressivos para o seu negócio.



Como testar o meu CTA?

Você já criou as chamadas para ação e vai direcionar o seu cliente para próxima etapa do seu processo de vendas.


Agora é a hora de testar se os botões, links e páginas estão funcionando corretamente antes de colocar a sua campanha para rodar.


Caso a sua campanha use metas de conversão ou pixel, verifique se todos os elementos estão funcionando corretamente.


Como melhorar a performance do meu CTA?


Uma das maneiras mais conhecidas de testar uma campanha é fazer variações com a sua chamada para ação.


Você pode conduzir testes A/B com variações nos seus anúncios e chamadas para ação.

Nele você pode criar campanhas distintas com variações por exemplo dos seus botões de CTA.


As variações podem ser feitas por alguns dos itens abaixo (porém não limitadas a elas):

Tamanho

Cor

Fontes utilizadas


Através de uma análise dos resultados obtidos com cada variação você pode entender o que funciona melhor para sua campanha e que tem maior taxa de conversão final para o seu processo de vendas.


Com essas informações você pode melhorar as suas campanhas de tráfego pago ou até mudar as estratégias utilizadas baseada nos resultados priorizando assim o que realmente funciona para você.


Onde devo usar as minhas chamadas para ação Call to Action?


Depois que você entendeu todos os processos para a criação e configuração da sua chamada para ação, CTA, vamos ver alguns exemplos em que normalmente podemos utilizar esta poderosa ferramenta de conversão.


Cada CTA deve estar alinhada com a sua estrutura atual e posicionamento de marca, sendo assim, você deve escolher o que serve melhor para suas campanhas e se comunicar melhor com o seu cliente.


Aplique o CTA ao seu site:


Identifique quais ações você quer que os seus visitantes façam.

Implemente um CTA diretamente para esta ação.


Converta visitantes em leads para seus produtos, conteúdos ou serviços.


O CTA aplicado nas redes sociais.


A maioria dos perfis de redes sociais, tem a possibilidade de utilização de uma chamada para ação.

Você pode pedir a sua audiência que:

inscreva-se no seu canal

siga o seu perfil

baixe um material gratuito

compre um produto

acesse outra informação ou site da sua marca


Aqui novamente temos infinitas possibilidades baseadas na estratégia que você escolher para implementar na sua empresa.


Normalmente os perfis das redes sociais oferecem diversas possibilidades e configurações. Entenda e use o que melhor se aplica ao seu caso ou a campanha de marketing que você está trabalhando no momento.


Use CTA no seu e-mail marketing.


A ferramenta de e-mail marketing proporciona sempre uma comunicação direta com o seu cliente ou lead.

Através dela você pode oferecer oportunidades e produtos que podem ser acessados diretamente por um clique.


Crie uma linguagem apropriada, imagens e layout atrativo e leve a sua mensagem.

O e-mail marketing é uma maneira muito efetiva de levar o seu cliente até a compra de um produto ou serviço.


Usando o CTA dentro do seu blog ou site.


Aqui você pode oferecer novas possibilidades de conteúdos ou mais informações que possam ajudar o seu cliente a tomar uma decisão de compra.


Você pode direcioná-lo a temas relevantes de outros posts feitos por você ou até para uma página de vendas de um determinado produto.


Como criar o meu CTA para anúncios online?


O investimento em tráfego pago e anúncios de produtos ou serviços está cada dia mais presente na realidade das empresas.


Para que você crie títulos e chamadas para ação com maior índice de conversão, você deve observar as características mais marcantes de cada campanha e utilizar um texto de vendas persuasivo e muito específico relacionado às palavras chave buscadas pelos seus clientes.


Para otimização das suas campanhas de tráfego, crie uma rotina para atualizar os dados e verificar as métricas que você tem obtido com cada campanha.


Use chamadas para ação persuasivas e faça testes para chegar aos melhores resultados.


Usando os CTA em vídeos de vendas - VSL


Em um vídeo de vendas ou mesmo de conteúdo gratuito, você pode convidar a sua audiência a se inscrever no seu canal ou acessar um link do produto.


Observe o layout de cada plataforma e mantenha o seu link com a chamada para ação na mesma dobra da página ou nas primeiras linhas da descrição do seu vídeo para que o seu cliente tenha acesso ao seu CTA de maneira mais fácil possível.


Usando CTA para capturar leads e gerar listas para o seu funil de vendas.


Você pode oferecer, dentro do seu site, materiais mais completos ou e-books gratuitos com informações relevantes a sua audiência.


Aqui estão alguns exemplos, porém sugerimos que você use a sua criatividade para proporcionar ao visitante da sua página ou perfil a melhor experiência alinhada com seus objetivos de marketing.


Ofereça um pdf com informações mais completas sobre o tema que você está desenvolvendo.

e-book gratuito sobre determinado tema

catálogos de produtos ou informações detalhadas sobre eles

acessos exclusivos ou links de inscrição em comunidades ou outras mídias sociais.


Quais as vantagens de usar um CTA?


Em resumo o CTA é o elemento que leva o seu potencial cliente à próxima etapa do seu funil de vendas ou a sua página de vendas.

Seja qual for o seu objetivo no momento, planeje com cuidado o seu processo e utilize as CTAs para gerar cada vez melhores resultados.


Se você tem dúvidas de como usar os CTA ou precisa de ajuda para montar a sua próxima campanha de vendas, 



 da Criativo Criação e tire suas dúvidas através do botão abaixo.


Se você chegou até aqui, agradecemos pela leitura e esperamos que todos os conhecimentos compartilhados através deste post possam ser usados plenamente e gerem muitos resultados positivos para sua empresa ou negócio.



Postagem Anterior Próxima Postagem