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Criação de sites para profissionais |
Introdução
O desenvolvimento de sites é muito importante para que o seu negócio seja visto e conduza os seus leads (innteressados no produto) para o seu processo de vendas e você seja capaz de converter a venda. Profissionais de diversas áreas, como advogados, médicos, dentistas, mecânicos, marido de aluguel e todas as outras áreas podem se beneficiar de um site bem projetado.
Neste artigo, vamos explorar as etapas do desenvolvimento de sites, as melhores práticas e como diferentes profissionais podem utilizar essa ferramenta para impulsionar suas carreiras e vendas.
Muitas pessoas acham que um site é só uma vitrine na internet, mas ele é muito mais que isso. Ele pode ser a diferença entre o sucesso ou falha do seu negócio.
1. Por que um site é importante?
Muitas pessoas acham que um site é só uma vitrine na internet, mas ele é muito mais que isso. Ele pode ser a diferença entre o sucesso ou falha do seu negócio.
Um site pode ser o primeiro ponto de contato que um cliente tem com um profissional ou empresa. Esta vai ser a primeira impressão que ele vai ter de você e ao chegar ao seu site ele vai decidir se considerará você como uma solução para seu problema ou não.
Se o seu site for bem projetado, você pode:
• Aumentar sua credibilidade: Profissionais como advogados e contadores precisam transmitir confiança. Um site profissional ajuda a construir a sua imagem na mente do cliente. Não basta ser profissional, você tem que parecer profissional e seu site tem que mostrar isso logo de cara.
• Expandir o alcance: Psicólogos, nutricionistas e coaches podem alcançar um público mais amplo através de um site otimizado para SEO, ou seja, ele vai aparecer em melhores posições nos mecanismos de buscas como Google e Bing.
• Oferecer informações: Um site permite que professores particulares e personal trainers compartilhem informações sobre suas qualificações, métodos de trabalho e depoimentos de clientes. Um site bem construído pode ter recursos que são interessantes para seus clientes como guias, e-books ou até ser a porta de entrada para a venda do seu produto ou curso.
Alterações após o processo de planejamento podem demorar muito mais do que você imagina. Caso você decida fazer seu site sozinho, vai perceber isso. É como se você tivesse que quebrar uma parede para passar um cano de água depois que a construção está totalmente pronta e pintada. O transtorno vai ser bem grande, não acha?
O design é a primeira impressão que seu lead (potencial cliente) terá do seu site. Para profissionais como artistas plásticos e fotógrafos, o design deve refletir a sua identidade visual e estilo.
Leia também: Criação e otimização de sites e landing pages
• Compatibilidade com diferentes navegadores e dispositivos.
• Velocidade de carregamento.
• Funcionalidade de links e formulários.
• Seo: optimize seu site para motores de busca, focando em palavras-chave relevantes para o seu público, como "consultor de negócios" ou "produtor de vídeo".
• Redes sociais: compartilhe o lançamento nas suas redes sociais para aumentar a visibilidade.
Identifique quais são as palavras-chave mais relevantes para sua área. Por exemplo, um consultor de marketing digital pode usar termos como "estratégias de marketing online" ou "publicidade digital".
Organize seu site de forma lógica. Utilize menus claros e crie uma hierarquia de informações que facilite a navegação. Revise o sitemap do seu site caso seja necessário.
Produza sempre um conteúdo original e de valor.
• Aumentar sua credibilidade: Profissionais como advogados e contadores precisam transmitir confiança. Um site profissional ajuda a construir a sua imagem na mente do cliente. Não basta ser profissional, você tem que parecer profissional e seu site tem que mostrar isso logo de cara.
• Expandir o alcance: Psicólogos, nutricionistas e coaches podem alcançar um público mais amplo através de um site otimizado para SEO, ou seja, ele vai aparecer em melhores posições nos mecanismos de buscas como Google e Bing.
• Oferecer informações: Um site permite que professores particulares e personal trainers compartilhem informações sobre suas qualificações, métodos de trabalho e depoimentos de clientes. Um site bem construído pode ter recursos que são interessantes para seus clientes como guias, e-books ou até ser a porta de entrada para a venda do seu produto ou curso.
2. Etapas do desenvolvimento de sites
Você como um profissional deve entender um pouco sobre o processo de criação de sites para que você faça a melhor contratação de serviço (para que você mesmo construa o seu site) ou tomar uma melhor decisão na hora de escolher uma empresa parceira para criar o site para você.
Lembre-se que um site é a sua propriedade dentro da internet. Dentro dela você pode ter ferramentas e todo controle que não está disponível em outros pontos de exposição como as redes sociais por exemplo.
⚠️ Caso haja algum problema e você dependa exclusivamente de uma rede social você pode perder significativamente uma parte do seu faturamento.
2.1 Planejamento de um site
Um site é como a construção de uma casa, ele tem que servir você e seus clientes da melhor maneira possível. Tem que ter espaço correto e entregar todo conforto visual e as funcionalidades que seu cliente está procurando.Antes de iniciar o desenvolvimento, você deve planejar questões críticas como as seguir:
• Qual é o objetivo do seu site?
• Quem é o público-alvo? Com quem você tem que falar?
• Quais funcionalidades são necessárias? O que o site tem que entregar ao seu cliente?
• Qual é o objetivo do seu site?
• Quem é o público-alvo? Com quem você tem que falar?
• Quais funcionalidades são necessárias? O que o site tem que entregar ao seu cliente?
Alterações após o processo de planejamento podem demorar muito mais do que você imagina. Caso você decida fazer seu site sozinho, vai perceber isso. É como se você tivesse que quebrar uma parede para passar um cano de água depois que a construção está totalmente pronta e pintada. O transtorno vai ser bem grande, não acha?
2.2 Design
O design é a primeira impressão que seu lead (potencial cliente) terá do seu site. Para profissionais como artistas plásticos e fotógrafos, o design deve refletir a sua identidade visual e estilo.
Considere:
• Layout: deve ser intuitivo e fácil de navegar.
• Paleta de cores: escolha cores que representem sua marca.
• Tipografia: utilize fontes legíveis e que combinem com a estética do site.
• Layout: deve ser intuitivo e fácil de navegar.
• Paleta de cores: escolha cores que representem sua marca.
• Tipografia: utilize fontes legíveis e que combinem com a estética do site.
2.3 Desenvolvimento do seu site
A fase de desenvolvimento envolve a codificação do site, a sua formatação através do design e implementação de funcionalidades de interação com seu visitante.Dependendo de suas habilidades, você pode optar por:
• Construtores de sites: ferramentas como wordpress, wix ou squarespace são ideais para web designers e profissionais sem muita experiência técnica.
• Codificação personalizada: para aqueles que têm habilidades de programação, desenvolver um site do zero oferece mais flexibilidade. Você pode contratar empresas especializadas na Criação de Sites e Landing Pages
• Construtores de sites: ferramentas como wordpress, wix ou squarespace são ideais para web designers e profissionais sem muita experiência técnica.
• Codificação personalizada: para aqueles que têm habilidades de programação, desenvolver um site do zero oferece mais flexibilidade. Você pode contratar empresas especializadas na Criação de Sites e Landing Pages
Leia também: Criação e otimização de sites e landing pages
2.4 Como testar um site?
Testar o seu site antes do lançamento é essencial. Confira se todas as funcionalidades definidas no planejamento e design estão presentes e verifique técnicamente se estão funcionando.Uma simples navegação pode mostrar problemas que devem ser resolvidos antes do lançamento. Verifique:
• Compatibilidade com diferentes navegadores e dispositivos.
• Velocidade de carregamento.
• Funcionalidade de links e formulários.
Para você verificar a performance geral de carregamento do seu site e problemas técnicos que ele pode apresentar durante o carregamento você pode utilizar o PageSpeed Insights
PageSpeed Insights |
2.5 Lançamento do seu site
Após os testes, é hora de lançar o site. Utilize estratégias de marketing digital para promovê-lo, como:• Seo: optimize seu site para motores de busca, focando em palavras-chave relevantes para o seu público, como "consultor de negócios" ou "produtor de vídeo".
• Redes sociais: compartilhe o lançamento nas suas redes sociais para aumentar a visibilidade.
• Tráfego Pago: envie tráfego (visitantes) para o seu site através de anúncios Google, Facebook, TikTok, etc.. Solicite uma cotação
3. Melhores práticas de SEO para desenvolvimento de sites
Logo após o lançamento do seu site, você precisará atrair visitantes para seu site. Uma excelente alternativa é feita através do tráfego orgânico.
O tráfego orgânico normalmente pe feito através da criação de conteúdo que seja interessante ao seu público alvo e que gere valor em relação a sua marca ou produto.
3.1 Pesquisa de palavras-chave
A comunicação com o seu cliente deve ser feita utilizando a linguagem que ele normalmente usa.e da maneira com que ele busca pela solução que você oferece.Identifique quais são as palavras-chave mais relevantes para sua área. Por exemplo, um consultor de marketing digital pode usar termos como "estratégias de marketing online" ou "publicidade digital".
Entenda mais sobre este tema em: O Seu Guia definitivo de SEO
3.2 Estrutura do site
Para que seus clientes e também os mecanismos de busca possam entender o seu site e sugerir aos clientes certos, seu site deve estar bem estruturado e organizado.Organize seu site de forma lógica. Utilize menus claros e crie uma hierarquia de informações que facilite a navegação. Revise o sitemap do seu site caso seja necessário.
3.3 Conteúdo de qualidade
Ninguém vai dar atenção a pessoas que não são interessantes. Além do seu design atrativo você deve ter um conteúdo que gere valor aos seus visitantes.Produza sempre um conteúdo original e de valor.
Profissionais como escritores freelancers e gestores de redes sociais podem criar artigos, vídeos e infográficos podem ajudar seus visitantes a resolver seus problemas e assim atrair cada vez mais público relacionado.
3.4 Link building - construção de links
Você pode estabelecer parcerias com outros sites relevantes para criar backlinks. Isso pode melhorar a autoridade do seu site nos motores de busca.
Um conteúdo bem construído também pode promover o seu site, crie links internos e ajude a sua audiência com seus problemas e desejos.
4. Quais profissionais podem ajudar você a criar o seu site?
4.1 Designer gráfico
Os designers gráficos são essenciais na criação de elementos visuais que atraem visitantes. Eles podem criar logotipos, ícones e outros gráficos que reforçam a identidade da marca.4.2 Desenvolvedor web
Os desenvolvedores web são responsáveis pela codificação do site, garantindo que ele funcione corretamente e seja otimizado para seo.4.3 Consultor de marketing digital
Um consultor de marketing digital pode ajudar a promover o site e garantir que ele alcance o público certo, utilizando ferramentas de análise para monitorar o desempenho.4.4 Fotógrafo
Os fotógrafos podem fornecer imagens de alta qualidade que ajudam a transmitir a mensagem e a estética do site, especialmente para profissionais criativos.4.5 Escritor freelance
Um escritor freelance pode criar conteúdo persuasivo e informativo, essencial para manter o site atualizado e atrativo para os visitantes.4.6 Gestor de Tráfego
Um Gestpr de tráfego pode atrair mais clientes para seu site através da criação de campanhas de anúncios nas principais plataformas como Google Ads e Meta Ads.4.7 Otimização para Mecanismos de busca.
Como vimos anteriormente, é essencial quevocê devenvolva a capacidade de crescer a quantidade de visitas ao seu site e criar mais oportunidades de vendas.4.8 Gestor de redes sociais
Um gestor de redes sociais pode integrar o site com as plataformas sociais, promovendo um marketing coeso.4.9 Video maker - Produtor de vídeos
Os produtores de vídeo podem criar conteúdos visuais que ajudam a engajar os visitantes e transmitir mensagens de forma mais eficaz.4.10 tradutor
Os tradutores podem ajudar a tornar o site acessível a um público mais amplo, traduzindo conteúdos para diferentes idiomas.4.11 artista plástico
Os artistas plásticos podem usar um site como um portfólio para mostrar suas obras e conectar-se com compradores em potencial.6. Criando Sites com WordPress: A Plataforma Ideal para Profissionais
O WordPress é a tecnologia mais utilizada no mundo hoje para a criação de sites e gerenciamento de conteúdo (blogs). O desenvolvimento e atualização da plataforma bem como seus plugins faz com que os sites ganhem funcionalidades e integrações com as novas tecnologias de bots e inteligência artificial.WordPress - Market Share |
6.1 Por que Escolher o WordPress?
O WordPress é uma das plataformas mais populares para o desenvolvimento de sites, representando a imensa maioria de todos os sites criados na internet.As razões para sua popularidade tão grande incluem:
• Facilidade de Uso: Mesmo aqueles sem experiência técnica podem criar e gerenciar um site com relativa facilidade.
• Flexibilidade e Escalabilidade: WordPress permite a personalização de sites, desde blogs simples até portais complexos para coaches de vida ou consultores de negócios.
• Variedade de Temas e Plugins: Há milhares de temas e plugins disponíveis, permitindo que profissionais como artistas plásticos e fotógrafos escolham designs que se adequem à sua estética e integrem funcionalidades adicionais.
• Facilidade de Uso: Mesmo aqueles sem experiência técnica podem criar e gerenciar um site com relativa facilidade.
• Flexibilidade e Escalabilidade: WordPress permite a personalização de sites, desde blogs simples até portais complexos para coaches de vida ou consultores de negócios.
• Variedade de Temas e Plugins: Há milhares de temas e plugins disponíveis, permitindo que profissionais como artistas plásticos e fotógrafos escolham designs que se adequem à sua estética e integrem funcionalidades adicionais.
6.2 Passos para Criar um Site no WordPress
6.2.1 Escolha um Domínio e Hospedagem
O primeiro passo é escolher um nome de domínio que represente sua marca e registrar uma conta em um provedor de hospedagem.Provedores muito comuns no Brasil são: Hostiger, Hostnet e HostGator.
6.2.2 Instale o WordPress
A maioria dos provedores de hospedagem oferece instalação do WordPress com um clique. Após a instalação, você poderá acessar o painel de administração.Para mais detalhes consulte um tutorial ou comunicades WordPress. Se você nãosabe por onde começar ou quer delegar esta tarefa para outra pessoa solicite um orçamento aqui
6.2.3 Escolha um tema que atenda suas necessidades
Navegue pela biblioteca de temas do WordPress e escolha um que atenda suas necessidades. Lembre-se de que um bom design deve ser responsivo e fácil de navegar.A imporância de escolher um tema que tenha atualizações frequentes e que resolva problemas de segurança cibernética é fundamental para manter as suas informações seguras e os dados dos seus clientes protegidos contra vazamentos e ataques de pessoas mal intencionadas (hackers)
6.2.4 Adicione Plugins
Plugins são ferramentas que adicionam funcionalidades ao seu site. Para um site de consultor de marketing digital, por exemplo, plugins como Yoast SEO e Google Analytics são essenciais para otimização e análise.Os plugins podem criar funcionalidades novas ao seu site e integrar plataformas diferentes. Lembre-se de manter todos os seus plugins atualizados para garantir a segurança do seu site.
6.2.5 Crie Conteúdo de Qualidade
O WordPress facilita a adição de páginas e posts. Certifique-se de criar conteúdo relevante que atraia seu público-alvo, utilizando as palavras-chave certas.Um conteúdo relevante é aquele que atende a uma dor ou informação que muitas pessoas procuram e resolve um problema específico. Um conteúdo de boa qualidade é privilegiado dentro dos mecanismos de buscas e quanto mais relevante se torna, mais é sugerido a novas pessoas.
Após o lançamento, é importante manter o site atualizado. Realize atualizações regulares de plugins e temas, além de monitorar o desempenho através de ferramentas analíticas. Isso é vital para profissionais como desenvolvedores web e gestores de redes sociais, que precisam garantir que o site permaneça relevante e atraente.
6.2.6 Teste e lance seu Site
Antes de lançar, teste seu site em diferentes dispositivos e navegadores. Verifique se tudo está funcionando corretamente e se o site é rápido.6.3 Otimização e Manutenção
Um dos pontos que algumas pessoas se esquecem é a manutenção do site.
Seu site é como o seu carro. Precisa de manutenção para continuar funcionando corretamente.
Vocẽ precisa colocar combustível para continuar rodando, realizar a troca de óleo para que o motor funcione corretamente e até levar para o recall caso seja necessário substituir algum componente que apresente problema.
Probelmas pontuais podem acontecer e você pode precisar trocar alguma peça que quebrou ou até fazer reparos de itens de desgaste natural.
Um site é a mesma coisa. Para que tenha uma performance e atinja seu objetivo, ele deve estar atualizado e sempre em constante melhoria.
6.4 Conclusão sobre WordPress
O WordPress é uma ferramenta poderosa que permite que profissionais como você possam levar a sua mensagem, produto e serviço para todas as pessoas domundo. Aproveite o melhor sobre o seu site, gere valor e venda muito.7. Conclusão
O desenvolvimento e criação de sites é fundamental para definir a sua presença no mundo digital.Profissionais de diversas áreas podem oferecer seus produtos através de um site bem projetado, que não apenas promove seus serviços, mas também cria uma presença online consistente e que gera muitos resultados.
Ao seguir as etapas de planejamento, design, desenvolvimento e marketing, e ao integrar as melhores práticas de seo, você pode criar um site que atraia e envolva seu público-alvo, impulsionando sua carreira e gerando muitas vendas.
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